11 a 15 de setembro no Espaço Xisto Bahia
Nsanga Comunicação , Salvador |
01/09/2025 às 15:33
A FUGA
Foto: André Frutuoso
Um corpo que dança é também um corpo que envelhece, se transforma e amadurece como quem descasca camadas de uma cebola até chegar à sua essência mais genuína. É nesse fluxo entre pele e memória, entre as marcas da vida e a persistência do movimento, que a Áttomos Cia. de Dança celebra seus 25 anos de trajetória por territórios da Bahia. Em Salvador, a festa será com a temporada do espetáculo “Poesia de Um Corpo”, de 11 a 15 de setembro, às 19h30 - sessão do dia 14 de setembro ocorre às 17h -, Espaço Xisto Bahia, com acesso gratuito e sessão com audiodescrição no dia 12/09.
No palco, a obra abre espaço para inquietações profundas sobre o existir e suas contradições. Um tecido de danças modernas encruzilhado pelas poéticas das danças afrobrasileiras, pulsos percussivos e cortes de cenas não convencionais que convidam o público a partilhar a experiência — não como plateia distante, mas como parte da criação. “Poesia de Um Corpo” encarna os orgulhos selvagens que surgem da convivência diária, revelando um mundo em que a dança se instala nos espaços comuns, nos vazios e nos gestos cotidianos.
O espetáculo, que estreou em 2012, retorna agora com um novo elenco, corpos que, como cebolas, carregam camadas de vivências, memórias e aprendizagens, oferecendo ao público uma dança madura, sensível e pulsante. Sob a direção e coreografia de Anderson Rodrigo, que concebe a obra em conjunto com Pablo de Paula, a obra conta com assistência coreográfica de Luana Fulô e interpretação de Luana Fulô, Lukas de Jesus, Flávio Bueno, Marcus Kundesi, Laiane Carmo, Maria Diamantina, Raijane Gama e Uz Cavalcante.
A montagem se apoia na sonoplastia e edição de trilha de José Maia, e na operação de luz de Pablo de Paula e Sérgio Bezerra, compondo um espetáculo que revisita a experiência da obra original, agora atravessada por novas histórias, trajetórias e intensidades de cada intérprete.
O projeto comemorativo de 25 anos
A temporada de “Poesia de Um Corpo” integra o projeto de comemoração dos 25 anos da companhia, dirigida e coreografada por Anderson Rodrigo. A celebração teve início em agosto, com a estreia da obra “A Fuga Para Frente” em Itabuna, a ser apresentada também em outubro no Teatro Alberto Martins, em Camaçari (dias 10 e 11/10, às 19h, entrada gratuita e audiodescrição na sessão do dia 10).
Nessa obra, o ato de fugir é ressignificado como impulso de sobrevivência e reinvenção. Chapéus cenográficos surgem como metáforas das ideias impostas — autoritárias, machistas, midiáticas — das quais buscamos nos libertar, enquanto bolas que invadem o espaço cênico representam sonhos que podem tanto aprisionar quanto libertar. Saltos, giros e deslocamentos coreográficos recriam o trânsito cotidiano: acordar, sair para o trabalho, correr contra o tempo. Um gesto de dança que transforma a urgência em poesia.
Além das temporadas, o projeto comemorativo se expande em aulas abertas, oficinas de criação, bate-papos, a terceira edição da ação “Áttomos Convida” e na participação da companhia no Festival Vale Que Dança, que será realizado de 30 de outubro a 2 de novembro no Vale do Capão (Chapada Diamantina).
A companhia
Desde 2000, a Áttomos Cia. de Dança se faz presente na cena baiana e nacional como um território de invenção. São 25 anos de pesquisa em dança que não se limitam a técnicas ou estilos, mas que se alimentam de experiências de vida e de cruzamentos estéticos. Cada integrante traz seu repertório pessoal, que se entrelaça na construção de obras imagéticas, abertas a múltiplas leituras.
Mais do que apresentar espetáculos, a Áttomos provoca o público a acessar memórias, desejos e contradições, abrindo espaço para que cada pessoa se reconheça na cena. O diretor e coreógrafo Anderson Rodrigo sustenta que a dança da companhia é um exercício de diversidade e resistência, um gesto que insiste em encontrar beleza no desconforto e potência no inacabado.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.
Serviço
Espetáculo “Poesia de Um Corpo” – Áttomos Cia. de Dança (25 anos)
Local: Espaço Xisto Bahia – R. General Labatut, 27, Barris, Salvador – BA
Data: 11 a 15 de setembro de 2025 - Quinta, Sexta e Sábado e Segunda, às 19:30; e Domingo, às 17h
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Sessão com audiodescrição no dia 12/09
Mais informações: @attomosciadedanca