Shows

SALVADOR 475 ANOS: RODA DE SAMBA COM MÁRCIA CASTRO DA CRUZ CAIDA

Dia 22 de março
Tasso Franco , Salvador | 22/03/2024 às 19:32
Márcia Castro
Foto: Pedrita Junckes


No coração do Centro Histórico, a Praça da Cruz Caída vai sediar grandes shows neste final de semana, integrando a extensa programação do Festival Viva Salvador, em homenagem aos 475 anos da capital baiana. Nesta sexta-feira (22), às 17h, a gravação do audiovisual Roda de Samba Reggae, projeto autoral da cantora Márcia Castro, promete agitar o público. A artista recebe o Cortejo Afro, Pierre Onassis e Anderson do Samba para a produção do seu novo álbum. No sábado (23), às 16h30, o samba de Nêssa com Sambaiana e o reggae de Duda Diamba garantem a festa. As apresentações são gratuitas.

Com um repertório cheio de canções que marcaram sobretudo os anos 1980, entre elas músicas do Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza do Reggae, Banda Mel e Banda Reflexu’s, a Roda de Samba Reggae é um projeto desenvolvido durante o verão soteropolitano, com apresentações periódicas no bairro da Saúde, onde Márcia nasceu e cresceu. "O repertório foi construído a partir de uma pesquisa muito extensa da nossa música matricial afro baiana, que é fundamental na minha trajetória de vida e artística, e que tem tudo a ver com Salvador", diz.

Na gravação do novo álbum, a artista promete figurinos exclusivos, assinados pelo artista plástico Alberto Pitta, com styling de Zedu Carvalho, e produção da Isé – Música Criativa. O samba reggae, ritmo criado pelo Mestre Neguinho do Samba, compõe um dos pilares fundamentais da cultura musical da Bahia. "Nada mais oportuno do que fazer a gravação ao vivo desse projeto dentro das comemorações do aniversário da cidade, e melhor ainda na Praça da Cruz Caída. Estou muito feliz com essa dupla celebração. Vai ser uma noite inesquecível que a gente vai eternizar na gravação ao vivo", destaca Márcia.

No domingo, no mesmo local, Nêssa recebe o Sambaiana, coletivo feminino de samba composto por mulheres como Ju Moraes, Marília Sodré e Rayra Maya. Marcando a diversidade musical do Festival Viva Salvador, a festa na praça se encerra com o reggae de Duda Diamba, consagrado por promover o estilo musical há décadas na Bahia.

"É uma honra fazer parte, como atração, da festa da minha amada Salvador, da qual sou tão raiz que tenho 071 como os primeiros três números do meu RG. Me sinto feliz e honrado com esse chamado. Salvador é o lar de tantas inspirações, e poder compartilhar minha música neste evento, neste novo momento da minha carreira, é uma oportunidade única de retribuir ao lugar que tanto me deu. Sigo reverberando: por onde houver amor, qualquer caminho é direção. Então só vem", convida o artista.

Programação – A programação completa do Viva Salvador pode ser conferida no site https://festivaldacidade.salvador.ba.gov.br/. O festival vai até o dia 7 de abril.