Shows

SEMANA DE OFICINAS E BAILE DE CARNAVAL NO MUSEU DE ARTE DA BAHIA

De 21 a 25 de fevereiro
Ascom IPAC , Salvador | 20/02/2024 às 19:49
Banda Playgrude
Foto: Divulgação

Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, o Museu de Arte da Bahia (MAB) vai promover uma verdadeira maratona pós-carnaval de atividades com temática sustentável. Na programação, além do tradicional Bailinho do MAB, estão exposições e oficinas para criação de fantasias, adereços e instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e descartados durante o período de Carnaval. O MAB é um equipamento administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa).


“Em 2024 o MAB fará uma ação diferente dos carnavais anteriores. O Pós-Carnaval Sustentável é uma parceria entre o MAB, os coletivos Eterna Juventude, Amigas da Vitória - coletivo Girassol e o museu Margarida e Carlos Costa Pinto. Para além da celebração do período festivo, nossas atividades reforçam iniciativas que atuam na preservação do meio ambiente, aumentando a vida útil das matérias-primas, a partir da reciclagem de materiais”, explica Pola Ribeiro, diretor do Museu de Arte da Bahia.

No domingo (25), para coroar a semana da folia, sairá o cortejo de Carnaval, com banda de fanfarra e concentração às 14h do Museu Carlos Costa Pinto, seguindo em cortejo até o MAB, onde será realizado o Bailinho, animado pela banda Playgrude apresentando suas canções autorais, junto com músicas clássicas do carnaval, conhecidas do universo infantil.

SUSTENTABILIDADE E CARNAVAL – De acordo com dados da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), o quantitativo total de resíduos coletados em todo o Carnaval foi de aproximadamente 2.170 toneladas. A ideia das atividades do Carnaval Sustentável do MAB é conscientizar o público para que se dê preferência ao consumo de materiais de fácil reciclagem e a reutilização do resíduo gerados pelo Carnaval, como banners, abadás, camisetas e adereços.

“O objetivo é incentivar os participantes das oficinas a usarem a criatividade para confecção de novas peças. Os materiais que seriam descartados pelos foliões após as festas, serão reaproveitados como matéria prima nas oficinas de carnaval com a finalidade de serem transformados e reaproveitados dentro da nossa programação”, acrescenta Pola.

A importância de reutilizar materiais visto como descarte, estimula a imaginação na criação de novas ideias, promovendo a sensibilização em relação ao que é visto como lixo e incentivo às mudanças de atitudes diante da realidade do nosso planeta.

PROGRAMAÇÃO - A programação tem início exposição de figurinos Precisa fazer pra baiana um vestido de prata, uma referência à composição do artista Jorge Alfredo, que acontecerá durante os dias 21 a 25 de fevereiro, das 10h às 17h. Na quarta-feira (21), a partir de 13h, será realizada a oficina "Repensando Objetos, Reciclando Conceitos”, com criação de fantasias e adereços a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis. Mais tarde, às 16h, um bate papo com o tema “Animais silvestres: bicho legal é bicho solto” recebe Airton de Grande, analista ambiental do Ibama-BA, que também coordena a conversa de quinta-feira (22), sobre a “Baía de Todos os Santos: natureza e riscos ambientais”, com a participação de Tulio Rego da Silva, assessor técnico do Inema.

Na sexta-feira (23), às 16h, será exibido o documentário “Inspirações que vêm do fundo”, do projeto Fundo da Folia, um coletivo de mergulhadores das praias do Farol e Porto da Barra, após a exibição acontece o bate-papo “O lixo produzido no Carnaval” - Ações para amenizar os impactos ao meio ambiente”.

O fim de semana no Museu de Arte da Bahia ainda contará com a Feira Elabore do Grupo Girassol no sábado (24) e no domingo (25), das 10h às 16h. No sábado haverá ainda as oficinas: "Repensando Objetos, Reciclando Conceitos”, às 10h, “Plasticaria - Os caminhos práticos da economia circular”, às 14h, e "Instrumentos musicais, máscaras e adereços com materiais recicláveis”, que acontece também no domingo.

EXPOSIÇÕES – Durante o Carnaval Sustentável do MAB, o público ainda vai poder conferir as mostras Rodin e seus amigos, A Iconografia da Bahia e Prêmio Nacional Pierre Verger. O museu está localizado na Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória, Salvador – BA e funciona de terça-feira a domingo, de 10h às 18h. Mais informações: Telefone: instagram @museudeartedabahia.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.