Shows

AS KUVITEIRAS BLOCO HOMENAGEIA MARIA BONITA COM ROBYSSÃO NO COMANDO

Desfile do dia 12 (foto)
Outra História ,  Salvador | 13/02/2024 às 15:43
Robyssão e as Kuviteiras
Foto: Queila Val

O bloco as Kuviteiras que neste carnaval homenageou  a companheira de Lampião, Maria Bonita,  desfilou no Circuito Osmar, no sábado de carnaval (10) sob o comando do Oh Polêmico e arrastou seus foliões e uma pipoca enorme; a agremiação entrou na avenida novamente, na última segunda-feira (12), com o cantor Robyssão.

As Kuviteiras, tradicional bloco de travestidos, da capital baiana, criado em 1988, oriundo do bairro do Comércio, mais precisamente, da Ladeira da Preguiça;  atualmente, sediada no Shopping da Liberdade (Liberdade), teve o nome inspirado pela expressão alcoviteira, que de acordo com o dicionário Aurélio significa: mulher que alcovita, leva e traz; e essas características caíram perfeitamente para um bloco de travestidos que tem como essência a irreverência, alegria e empolgação; e, que sempre respeitou a diversidade de gêneros. Pensando nisso, desde 2001, o bloco passou a aceitar a presença de mulheres como associadas, permitindo-as desfilar na avenida juntamente com os homens.

O rei do pagofunk disparou um sucesso atrás do outro e os foliões encararam o desafio e foram do início ao fim do contra fluxo cantando e dançando, ao som de “Vaza canhão “, “Rala a tcheca no chão”, “Casado nunca, solteiro sempre”, e a nova aposta, “Não me chame de novinho” , composição do próprio artista.

O sucesso de Robyssāo foi tanto que a direção da As Kuviteiras antecipou o anúncio dele como atração para o carnaval de 2025.

A instituição carnavalesca, que está passando por um processo de transformação, este ano, adotou a ideia da sustentabilidade e investiu na confecção das suas fantasias com material 100% reciclado; o tecido também conhecido como rPet, espécie de poliéster reciclado que é obtido por meio de processo de derretimento do plástico, que é transformado em fibra de poliéster. Além do figurino, a agremiação será responsável pela plantação de 1.000 mudas de árvores, através do projeto “Vamos adotar uma árvore”, em parceria com a empresa “Árvore da Sorte”. Esta ação acontecerá em breve e vai contar com a presença  de associados para ajudar na plantação das mudas.