Shows

CORTEJO AFRO: UMA RODA GIGANTE DE SUCESSO NO FESTIVAL DA PAZ NA VIRADA

Virou manchete
Eduardo Santos , Salvador | 31/12/2023 às 09:43
Cortejo Afro
Foto: Bruno Concha
  Mensagem de paz do Cortejo Afro abre programação do terceiro dia de Festival Virada no Super Trio

A mensagem de paz e o suingue da música preta e ritual do Cortejo Afro abriu a programação do Super Trio do Festival Virada Salvador neste sábado (30). Ao som de Abraço Negro, Ajeumbó e Eu Sou Preto, os cantores da banda que compõe o bloco afro nascido às margens da Bacia do Cobre, no Parque São Bartolomeu, deram início à apresentação em mais uma abertura comandada por Aloísio Menezes, Cláudia Costa, Valmir de Brito e Shido.

“No repertório de hoje preparamos um mix com as músicas do Cortejo que já estão na boca do povo, como Ajeumbó, Combustível - que todos conhecem como Cortejo Afro Chegando - e também algumas releituras da mpb e do pop, que ganham um significado todo especial, quando juntamos com a nossa percussão e a nossa harmonia. Com certeza teremos um réveillon muito alegre, animado, para não deixar ninguém parado e a gente poder se preparar para um Ano Novo repleto  de boas energias”, avisa Aloísio Menezes.

Símbolo do Cortejo Afro, ao lado de seu inconfundível sombreiro, Veko Araújo fala da importância de o Cortejo fazer parte da grade de programação do Festival Virada Salvador 2024. “Trouxemos essa fusão de ritmos, cores, nomes e personalidades artísticas, pois é de suma importância a participação do Cortejo Afro nesta virada, porque como bloco afro somos os grandes responsáveis por todo esse movimento da axé music e de toda a música baiana. Nós temos uma contribuição muito forte na música brasileira e estar aqui é maravilhoso”, disse.

Chegar mais cedo para manter uma boa visão do palco para toda a família foi a estratégia da aposentada Neuza Novaes, 60 anos. Ela veio à Arena Daniela Mercury para acompanhar as apresentações do palco principal e curtiu o som do Cortejo Afro. “Vim para me divertir, sem hora para acabar. Estou em família, acompanhada de filhas e netos, e pretendo vir todos os dias”, afirma.

Seguidora do Cortejo nos eventos e nas redes sociais, a atendente Benise Medeiros, de 44 anos, veio à Arena acompanhada da amiga Monique, disposta a maratonar todos os shows até a festa da virada. “Chegamos cedo, curtimos a vista, fizemos fotos e agora é festa e hidratação até acabar. A noite é uma criança”, promete.