Shows

RITA SANCHES LANÇA SINGLE "NENHUMA BATUCADA" COM ANA PAULA ALBUQUERQUE

Dia 4 de maio
Marcelo Argôlo , Salvador | 04/05/2021 às 11:57
Rita Sanches (esq.) lança single com participação de Ana Paula Albuquerque (dir.)
Foto: Ton Shubber/Divulgação
Baiana de Salvador, Rita Sanches prepara o lançamento da carreira de compositora em 2021. A artista, que já teve uma canção gravada por Targino Gondim, explora diversos ritmos. Bossa Nova, Samba, MPB, Axé, Samba-reggae e Xote são os gêneros musicais que fazem parte da primeira leva de composições que ela lança até o final do ano. A primeira a ser lançada é a Bossa Nova Nenhuma Batucada, que chega às plataformas de streaming no dia 04 de maio (terça-feira). O single conta com a participação da cantora Ana Paula Albuquerque, que foi professora e grande incentivadora de Rita.

A música explora um sentimento de nostalgia, tão presente no contexto da pandemia que o mundo vive atualmente. O fevereiro que passou não contou com as ruas cheias de "foliões a dançar”, como lamenta a canção. Seja em Salvador, Olinda ou no Rio de Janeiro, nenhuma batucada ressoou. A sonoridade explora uma instrumentação típica de Bossa Nova com violão, baixo, piano e uma percussão suave para dar o clima intimista e nostálgico. Todos os instrumentos foram gravados pelo multi instrumentista baiano Felipe Guedes, que também assina a produção musical da faixa.

Compositora da Mangueira

A descoberta da veia artística aconteceu em ambiente muito privilegiado: a ala de compositores da Mangueira, uma das principais Escolas de Samba do Carnaval carioca. Durante sua temporada no Rio de Janeiro, chegou à Mangueira levada por seus primos, com quem compôs seu primeiro Samba-enredo para a Escola. Pouco depois, conheceu Zeca Monteiro, que se tornou seu padrinho e com quem passou a compor, junto com outros parceiros da agremiação.

“Resolvi fazer um samba para a Mangueira, porque queria ver como funcionava – e acabou que em todas as vezes eles se classificaram. As disputas eram divertidas, tudo na pura paixão, nenhuma pretensão. Quando percebi, já era da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira. Honraria das maiores! Os sambas não foram para a avenida, mas eu fui várias vezes. Desfilar naquela ala não tem preço. Desde lá, a composição se tornou realidade. Não tinha pensado que poderia fazer música e lá me enxerguei assim: compositora”, afirma Rita.

Compositora baiana

Já de volta a Salvador, Rita resolveu aprimorar sua relação com a música e entrou na Escola Baiana de Canto Popular, de Ana Paula Albuquerque. Foi nesse período que ela conheceu o estilo do sambista Batatinha, que compunha apenas batucando na caixinha de fósforo, sem nenhum instrumento harmônico, como violão ou piano. “Conhecer a história de Batatinha me fez perceber a possibilidade de eu me tornar uma compositora completa, de letra e melodia. Foi inspirador e liberador”, conta a compositora.

Foi na escola também que Rita construiu seu estilo, desenvolveu o canto e teve suas composições apresentadas a nomes importantes da música brasileira atualmente, como o pernambucano Zé Manoel e o forrozeiro Targino Gondim, que participam do primeiro EP de Rita com lançamento previsto para o final do ano.

“A Escola Baiana de Canto Popular é aventura de autoconhecimento, principalmente. Voz, timidez, sonho, perspectivas, possibilidades reveladas, tudo é misturado e daí surge uma pessoa diferente. Mais leve, com mais liberdade para cantar e criar”, afirma Rita.
 
SERVIÇO
O que: Single Nenhuma Batucada
Quem: Rita Sanches e Ana Paula Albuquerque
Quando: Terça-feira, dia 04 de maio
Onde: Em todas as plataformas digitais

FICHA TÉCNICA
Rita Sanches – Composição
Ana Paula Albuquerque – Voz
Felipe Guedes – Produção Musical, Violão, Baixo, Piano, percussão, programação de cordas
Sebastian Notini – Mixagem e Masterização