Figurinos de Miguel Carvalho neste Carnaval
CC , Salvador |
29/01/2016 às 14:52
Na sexta feira o bloco dá sua largada
Foto: ILS
No ano em que apresentamos o tema “Brasil, mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?" - Carnaval 2016, o Olodum mostra que é um grupo que sempre participou dos movimentos sociais ao longo de sua história e que vem, sistematicamente resistindo e lutando por um país justo, mais igual e acima de tudo clamando pela Paz e pela Igualdade.
Na sexta-feira dia 5 às 16:30h, o bloco faz sua tradicional abertura do Carnaval no Pelourinho, quando desfila nas ruas do Centro histórico e em seguida, desce para dar cor e vida ao circuito Osmar (Campo Grande). No domingo, todo o colorido, alegria e beleza do Olodum abrem o circuito Dodô (Barra-Ondina), às 15h.
O bloco afro Olodum inova na terça-feira de Carnaval, dia 9, com o Projeto Especial Olodum Pipoca no tradicional circuito do Campo Grande, no Centro de Salvador. Pela primeira vez o grupo que nasceu nas ruas do Pelourinho sai sem cordas no circuito oficial.
O bloco Olodum desfila este ano com o tema “Brasil, mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?", e tem o patrocínio da Bahiagás e Ambev (através da lei Rouanet), da Caixa Econômica Federal, Petrobras e a Air Europa. Já o Olodum Pipoca tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo - Bahiatursa.
Músicas - “O povo falou, falou tá falado; É o Olodum, não é papo furado” com este refrão, mais uma vez o Olodum volta a ser o som dos Soteropolitanos. A canção “Falou tá falado” retrata o amor do público à banda de percussão e revela mais um hit de sucesso quanto as já consagradas “Requebra”, “Manifesto Olodum” e “Rosa”, todas compostas por Pierre Onassis, ex-vocalista da banda.
As canções “Dores e Glórias”, de Uéslei Lopes, Ell Costa e Graziela Ayres e “Tambor Varonil”, de Sandoval Melodia, Jucka Maneiro e Roberto Cruz reveladas no Femadum - Festival de Música e Artes Olodum também estão na boca do povo.
Figurinos - A beleza das cores do Olodum será vista nos circuitos do Carnaval de Salvador. Com figurinos idealizados por Miguel Carvalho, a ala de dança representará as Manifestações Populares, além da alegria, as cores vibrantes e a emoção do negro, indígena e branco, a mais pura diversidade étnica do Brasil. Já a Banda Percussiva comanda por Mestre Memeu e Andréia Reis representará o “Ser Olodum” .
No primeiro dia, sexta-feira, os abadás representarão as diversas tribos urbanas onde o grafite está ligado diretamente a vários movimentos, que surgiram com o objetivo principal de expressar toda a opressão que a humanidade vive principalmente os menos favorecidos. O grafite reflete a realidade das ruas. A arte é Luciano Ribeiro.
Já no domingo, os foliões vestem camisas que representarão os "Jovens Negros Vivos". Segundo a Anistia Internacional foram assassinados 30 mil jovens no ano de 2012 e do total dos mortos 77% eram negros, o que denuncia um genocídio silenciado de jovens negros no Brasil. Miguel Carvalho assina o segundo dia.
Baseados no tema do Carnaval do Olodum, dois estilistas tiveram o desafio de produzir o figurino da Banda Show para a festa de 2016. Márcia Ganem e Wilson Silva criaram peças únicas e especiais para a banda. O resultado final foi um figurino colorido que reflete a identidade do grupo percussivo que nasceu no Pelourinho.
Ser Olodum é muito mais do que ser um amante da sua música, das suas cores, dos seus símbolos e de seu desfile carnavalesco: Ser Olodum é ser um ator coletivo, consciente de suas responsabilidades sociais e políticas, que luta em defesa da Paz e da Igualdade.