No pátio da Igreja do Santo Antônio, grupo recebe os sambistas T. Kaçula, de São Paulo, e Walmir Pimentel,
do Rio de Janeiro
Viva Interativa , da redação em Salvador |
12/01/2016 às 10:14
Grupo Botequim
Foto: DIV
Não chega a ser superstição, mas suar a camisa numa boa roda de samba é a aposta do Grupo Botequim para atrair as melhores energias para 2016. Não a toa o grupo convida para “A Primeira Roda do Ano” que acontecerá nesta sexta-feira, às 21 horas, no Pátio da Igreja do Santo Antonio Além do Carmo. Farão participações especiais na noite os sambistas T. Kaçula e Walmir Pimentel, vindos de São Paulo e Rio de Janeiro, especialmente para o show.
A idéia dos músicos do Botequim é promover um grande encontro para abrir a agenda de trabalho do ano novo enaltecendo este gênero musical e seu poder de reunir as pessoas em torno dele. Se o grupo já vem provando isso com rodas sempre lotadas, os convidados desta sexta-feira deverão fazer uma provocação a mais ao público, diante da intimidade que têm com o ritmo.
T. Kaçula é sambista, pesquisador da história do samba, compositor e lançou em 2015 seu último álbum, "Liturgia de Bamba", com participações de Almir Guineto, Emicida, Velha Guarda da Camisa Verde e Branco e Fabiana
Cozza. Ele é presidente do Instituto Cultural Samba Autêntico em São Paulo e ex-presidente da Escola de Samba Camisa Verde e Branco. Já Walmir Pimentel é percussionista, cuiqueiro e integrante de umas das principais rodas
de samba do Rio de Janeiro, a Pedra do Sal.
O convite, acima de tudo, é para se deixar levar pelo ritmo considerado umas das principais manifestações culturais
brasileiras. A promessa é de casa cheia, uma vez que o grupo anfitrião tem sido o responsável pelas rodas de samba mais concorridas e badaladas da cidade ultimamente. A mais famosa é a que acontece toda última sexta-feira do mês no Largo do Santo Antônio, evento que já virou ponto de encontro de um público fiel.
O repertório do Grupo Botequim homenageia o samba tradicional brasileiro, passeando por compositores como
Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Candeia, Geraldo Filme, Dona Ivone Lara, além dos baianos Batatinha, Roque Ferreira, Edil Pacheco, Riachão, Nelson Rufino, Walmir Lima, e composições autorais.
Além da movimentação que vêm promovendo em torno do ritmo, o Botequim tem se tornado reconhecido pelo
trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do Brasil.
O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Pedrão (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Gabriel Marques (violão 7 cordas), Natan Maurício (surdo), Everton Marco (percussão e voz) e Érica Sá (pandeiro).
SERVIÇO:
“A Primeira Roda do Ano”
Grupo Botequim convida T. Kaçula e Walmir Pimentel
Data: Sexta-feira (dia 15/1)
Horário: 21h
Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do
Carmo -: Largo Santo Antônio Além do Carmo