Shows

ENSAIOS ELÉTRICOS com Gil, Armandinho e Filhos de Gandhy, dia 6

Gilberto Gil, Banda Dodô e Osmar e Filhos de Gandhy encerram a trilogia de sucesso do projeto de verão de Armandinho Macedo
Lab da Noticia , Salvador | 02/02/2015 às 22:49
Galera do Filhos de Gandhy
Foto: DIV
A última edição de 2015 do Ensaios Elétrico vai ser inesquecível. Depois de Baby do Brasil, Daniela Mercury, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, Ana Mametto, Carla Visi, agora é a vez de Gilberto Gil, Banda Dodô e Osmar e Filhos de Gandhy participarem do projeto, que acontece na próxima sexta-feira, dia 6, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural do Projeto Tamar, na Praia do Forte. A noite tem abertura da Fanfarra do Reconcavo que percorre toda a vila da Praia do Forte até o ProjetoTamar e da banda Casco Cabeça.

O projeto de verão Ensaios Elétricos celebra a trajetória musical de Armandinho
Macedo e sua importância para a música baiana e brasileira, o que é reafirmado
em palco por todos os artistas convidados. Nestes encontros, Armandinho
apresenta um pouco do CD ‘Guibai’, composto por novas canções e sucessos que
marcaram época. Gravado em três etapas em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro,
o disco recebe o selo da gravadora Biscoito Fino, com direção musical de Yacoce
Simões. O título vem da abreviação de Guitarra Baiana, instrumento batizado por
Armandinho Macêdo. Além das músicas do novo trabalho, canções emblemáticas
farão parte do repertório como Chame Gente e Zanzibar, e hits dos artistas
convidados. O projeto Armandinho – Ensaios Elétricos é uma realização da Trevo
Produções e da Falcão Produções e conta com o patrocínio da Caixa e do Governo
Federal.

Armandinho Macêdo – em 1964, com apenas 10 anos, começou sua carreira. Filho de Osmar,
inventor do trio elétrico junto a Dodô, puxou um trio mirim que o pai fez
especialmente para ele. Com 15 anos, venceu um importante concurso de calouros
na Bahia e ficou em segundo lugar na edição nacional. No final dos anos 70,
monta o grupo “A cor do som”. Com este projeto, que durou cinco anos, foram
gravados cinco discos, além de algumas turnês nacionais e internacionais. A
partir dos anos 90, o musico é convidado para integrar o "Brasil
Musical".  O projeto reuniu os 20 maiores instrumentistas brasileiros para percorrer todo o país gravando e
divulgando a MPB Instrumental. Em 2004, foi indicado ao Grammy Latino na
categoria de melhor álbum instrumental com o CD “Retocando o choro ao vivo”, o
que lhe rendeu uma turnê no Brasil e exterior.

Em 2007, criou o “Pop Choro”, um espetáculo autoral no qual dedilhou os seus maiores
sucessos instrumentais, que também foi lançado na Europa. Em 2008, foi a vez do
show “AfroBossaNova”. Em 2009 Armandinho lançou dois CDS pela gravadora
Biscoito Fino o “Pop Choro” e “AfroBossaNova”. No final de 2009, realizou uma
turnê com o guitarrista Americano Stanley Jordan. Neste mesmo ano, teve uma
segunda indicação ao Grammy. O “AfroBossaNova” concorreu na categoria Melhor
Álbum Instrumental. Em 2012 Armandinho dividiu o palco em um show com Stanley
Clarke (EUA) e tocou para mais de um milhão de pessoas Brazzilian Day de New
York. Em 2013, nos 70 anos da Guitarra Baiana, o instrumento foi tema do
Carnaval de Salvador. Em 2014 comemorou 50 anos de carreira com o projeto 50
Carnavais, que contou com vários artista que são destaque nacionalmente.