O encontro, conduzido pela educadora Roberta Nunes, contou com a participação do
psiquiatra Jader Ferraz, vivências sensoriais e arte ao vivo, reforçando o impacto coletivo do projeto
AN , Salvador |
20/09/2025 às 06:56
Roberta Nunes e Jader Ferraz
Foto: DIV
A segunda edição do Conversa de Mãe, realizada nesta quinta (19), no Grupo Empório, em Salvador, consolidou o projeto como um espaço único de acolhimento, reflexão e conexão entre mães e especialistas em educação, comportamento e saúde mental em uma vivência transformadora sobre parentalidade e telas.
Idealizado e conduzido pela pedagoga, psicopedagoga e educadora parental Roberta Nunes, o encontro reuniu mais de 30 mulheres em um ambiente intimista e multissensorial, com foco no tema: “Criando filhos emocionalmente saudáveis diante do desafio das telas”.
Diferente de uma palestra convencional, o Conversa de Mãe se firmou como uma roda de trocas genuínas, marcada pela participação de convidados especiais e por experiências práticas compartilhadas como um aprendizado para todos.
“Foi um momento de imersão e conexão com mães dispostas e ávidas por trocas valiosas sobre maternidade na atualidade. Tivemos o olhar médico do Dr. Jader Ferraz, que trouxe dados impactantes sobre o vício em telas, casos de medicação e até de internações em clínicas especializadas. Enquanto a conversa acontecia, o artista plástico Tiago Bollos transformava as falas em arte ao vivo, surpreendendo todas as participantes com uma tela única. Foi um encontro íntimo, emocionante e transformador”, traduz Roberta Nunes.
O médico psiquiatra, Dr. Jader Ferraz, trouxe à roda um olhar clínico sobre os efeitos do uso excessivo de telas em crianças, adolescentes e adultos. Sua contribuição abordou desde os impactos cognitivos e comportamentais até os desafios enfrentados em consultórios e clínicas.
Uma jornada coletiva
As participantes ressaltaram a força transformadora da experiência.“Foi uma troca de experiências e vivências, extremamente enriquecedora. O tema do uso das telas foi abordado de forma clara e sensível, trazendo reflexões valiosas. Conseguimos perceber a importância do diálogo em família e da disciplina com amor. Saio com estratégias práticas para aplicar em casa, com certeza terá impacto positivo no nosso dia a dia”, afirmou Silvana Galvão.
Já Liana Veras destacou o diferencial do encontro. “O que vivemos no Conversa de Mãe não foi apenas aprendizado, mas inspiração. Senti que não estou sozinha nas dificuldades da maternidade. A condução da Roberta e as contribuições dos convidados trouxeram acolhimento e ferramentas reais para nossa rotina”.
A experiência ainda foi enriquecida por práticas multissensoriais conduzidas por outros convidados. No início, a Gaya promoveu uma dinâmica com alecrim e óleo de rosa mosqueta, estimulando presença e conexão; e, ao final do evento, a terapeuta Ana Paula entregou às mães um exercício de autocuidado para ser levado ao cotidiano. Além das falas e vivências, a noite foi marcada por sorteios de brindes oferecidos por parceiros, em uma atmosfera de cuidado e pertencimento.
Para Roberta, o encontro cumpre a missão de transformar famílias por meio da escuta, do diálogo e do fortalecimento de vínculos. “Cada edição reforça que não estamos sozinhas. Meu desejo é que cada família se torne mais consciente de que parentalidade é uma jornada coletiva. O Conversa de Mãe é um projeto vivo, que seguirá crescendo com novas edições e desdobramentos, sempre com a missão de transformar famílias”, conclui Roberta Nunes.
A próxima edição já está em fase de planejamento, ampliando o alcance desse movimento de transformação familiar, consolidando o Conversa de Mãe como referência em parentalidade em Salvador. em um calendário fixo.
Sobre Roberta Nunes (@betanunes)
Roberta Nunes é pedagoga, psicopedagoga e educadora parental com certificação internacional em Disciplina Positiva. Atua há mais de uma década com orientação de famílias, formação de professores e processos de escuta ativa voltados à construção de vínculos saudáveis. Especialista em alfabetização e letramento, alia vivência materna e experiência profissional para conduzir famílias no caminho da empatia, comunicação não violenta e disciplina positiva.