Saúde

HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ COMPLETA 74 ANOS COM MISSA DE CELEBRAÇÃO

A entidade filantrópica que completa 74 anos tem grandes serviços prestados à comunidade baiana
Ascom HAM , Salvador | 29/01/2026 às 05:28
Hospital Aristides Maltez
Foto: Divulgação
Uma missa, às 11 horas, vai marcar na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, a passagem de mais um aniversário do Hospital Aristides Maltez, referência no tratamento de câncer no país. A entidade filantrópica que completa 74 anos tem grandes serviços prestados à comunidade baiana atendendo pacientes dos 417 municípios do Estado.

O hospital, inaugurado em 1952, foi idealizado pelo professor Aristides Maltez, catedrático de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, que sonhava em acabar com o sofrimento da mulher baiana portadora de câncer do colo uterino.

A médica Maria Romilda Maltez, presidente da Liga Baiana Contra o Câncer lembra que “nesses 74 anos de existência, o HAM nunca deixou de funcionar um dia sequer. O atendimento é 100% SUS. Quase 4mil pessoas são atendidas, diariamente, e, em média, são realizados, anualmente, 4,3 milhões de procedimentos”.

Atualmente o HAM conta com 255 leitos e 180 profissionais médicos especializados. Tem ainda a unidade de Oncopediatria, inaugurada há pouco mais de 10 anos, que ocupa um prédio de cinco pavimentos com mais de 5.000 m² de área construída e é considerada uma das melhores do Brasil.

Único hospital especializado no tratamento do câncer do estado, o HAM é a principal unidade de atendimento oncológico à população carente de toda Bahia. Como a remuneração do SUS fica bem abaixo do custo dos procedimentos, o hospital tem um déficit mensal de aproximadamente R$ 1,3 milhões. Para cobrir essa diferença precisa recorrer sempre ao Governo, à Prefeitura, às empresas e à população, através de campanhas de doações voluntárias.

MANTENEDORA – A Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do HAM, foi criada com o propósito de atender as mulheres que com a doença padeciam pelas ruas da cidade. O professor Aristides reuniu 52 companheiros e iniciou a campanha com propósito de criar a Liga, fez várias campanhas em busca de recursos para a construção do prédio, onde funcionaria o Instituto de Câncer da Bahia.

Infelizmente, o idealizador da grande obra não pode ver o seu sonho realizado, pois faleceu em janeiro de 1943 e num gesto de gratidão dos seus companheiros fundadores da Liga Bahiana Contra o Câncer, o nome do novo equipamento médico foi denominado Hospital Aristides Maltez.

O hospital começou a funcionar com 15 leitos e atualmente ocupa uma posição de destaque no cenário nacional, na luta contra o câncer. Possui equipamentos de ponta, assim como os principais hospitais do mundo, tendo se tornado um centro de excelência, dentro do que foi preceituado pelo seu fundador.

O HAM mantém até hoje sua tradição em dar total atenção às pessoas carentes. É um símbolo de amor ao próximo, da filantropia nacional, e por isso, goza de grande conceito junto à comunidade baiana.