O calçadão do circuito Barra-Ondina já está demarcado e ninguém tasca ou invade os espaços pichados
Tasso Franco , da redação em Salvador |
20/01/2026 às 18:06
O calçadão do circuito Barra-Ondina já está demarcado
Foto: BJÁ
A pobreza ainda não desceu da favela, porém, já marcou os espaços que vai ocupar no circuito Barra-Ondina durante o Carnaval, o mais disputado da folia e que concentra maior quantidade de foliões.
Por isso mesmo, os vendedores ambulantes mesmo credenciados pela PMS e sabendo onde vão ficar, até pela posição ocupada em 2025, marca o chão do calçadão com pintas pretas ou brancas e os nomes das pessoas que vão trabalhar nesses espaços.
São códigos estabelecidos pelos ambulantes e perseguidos com muita determinação. Uma semana antes do Carnaval as familias desses permissionários ocupam os espaços fisicamente acampando nesses locais e só retornam às suas casas após o Carnaval.
É uma maratona durissima e que também rende frutos, bons negócios, vendas em boa qualidade de bebidas cuja infra é fornecida pelas empresas e pela Prefeitura.
Ao que se propaga, em 2026, além dos isopores e do apoio às familias com locais para seus filhos menores haverá área para repousa e alimentação gratuita.
Mesmo com todos esses avanços e também com o credenciamento a disputa pelos espaços nos circuitos (em todos eles) se dão com alguns atritos, demarcações, pedidos de vereadores, enfim, toda uma pré-organização.
Depois que passa o primeiro bloco, já no Fuzuê, no inicio de fevereiro, 7, são feitos ajustes finais e começa a hora é da verdade, das vendas. (TF)