Salvador

MORRO DO GATO TEM ATÉ LOCA DE SARIGUÊS; ESTAMOS DE OLHOS SÊO ALCAIDE

É coisa que se vê nesta city
Tasso Franco , Salvador | 06/03/2026 às 18:51
Estamos de olho
Foto: BJÁ
  Já colocamos neste BJÁ que áreas do Morro do Gato na enconsta do Edificio desembargador Hélio da Rocha tem várias locas de ratazanas. Hoje, ao passar pelo local, o porteiro de um dos prédios me mostrou uma loca que, segundo ele, é de sariguês e ele teria presenciado uma briga entre um sariguê (palavras deles, enorme) contra um sagui que deusceu da amendoeira para comer uma banana que um morador colocou nas proximidades. E o pau comeu.

  Essa área - nobre leitor - é habitada por dezenas de saguis mais conhecidos como micos e também, as duas grandes árvores da encosta acolhem todas as tardes bandos de jandaias - uma espécie de papagaio pequnino e ruidoso - que dormem nelas. No outro dia zarpam para longe, atravessam a Baía e vão se alimentar na ilha de Itaparica e voltam todas as tardes. 

  O Morro do Gato, na atualidde, o que menos tem são gatos. Vadios, nenhuum. Domésticos, alguns, bem cuidados. Cães também só os dom´pestivos e a guardiã da rua, a cadela Boca. Há também muitos bentivis, tolinhas e rabudos. (TF)