Salvador

CGM LEVA PISTA OBSTÁCULOS A ESCOLA PARA TREINAR CONCENTRAÇÃO DE ALUNOS

Patrulha Escolar da GCM leva pista de obstáculos e promove inclusão em unidade de ensino da Ribeira
Tasso Franco ,  Salvador | 21/10/2025 às 11:59
Concentração e equilibrio
Foto: Bruno Concha

A Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador realizou, nesta segunda-feira (20), uma atividade especial com os alunos da Escola Municipal Alfredo Amorim, localizada no bairro da Ribeira. A ação contou com a instalação de uma pista de obstáculos itinerante, com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento dos estudantes do Ensino Fundamental I e dos alunos com deficiência (PCDs).

O desafio, montado na quadra da unidade, teve um percurso elaborado para estimular concentração, equilíbrio, força física e agilidade, com adaptações que garantiram a participação de todos.

O coordenador da Patrulha Escolar, Ubirajara Azevedo, explicou que a proposta nasceu durante o mês das crianças, como forma de proporcionar uma vivência de superação e cooperação entre os alunos. “A gente resolveu criar a pista para que eles pudessem se desafiar. Os estudantes se sentiram desafiados e, para muitos, superar a pista foi uma verdadeira vitória, porque envolve medo, equilíbrio e paciência", emendou.

A diretora da Escola Municipal Alfredo Amorim, Patrícia Gleice Barral, ressaltou o impacto da atividade na formação das crianças. “A atividade é de interesse não apenas das crianças, mas também de adultos e jovens. Hoje estamos com uma pista de obstáculos que ajuda os alunos a desenvolverem estratégias, estimulando o raciocínio, o desenvolvimento cognitivo e promovendo o aprendizado em outras áreas dentro da sala de aula", afirmou.

Da arquibancada, Maria Rosalene da Silva, de 34 anos, mãe de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contou como seu filho, Matheus, tem evoluído desde que ingressou na unidade.

“O que eu vejo aqui é que os colegas dele o acolhem muito. Nos brinquedos e nas atividades, como essa desenvolvida aqui hoje, os demais alunos sempre o ajudam. Eu acho isso muito importante. Antes, ele não tinha vontade de ir para a escola, mas agora é diferente. Isso é muito bom para ele", contou.

Combate ao bullying - O coordenador Ubirajara Azevedo também aproveitou para anunciar uma nova ação da corporação. “Em celebração ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, a Patrulha Escolar vai lançar um curso de defesa pessoal não violenta. Este curso, destinado a crianças e adolescentes que enfrentam o bullying, utilizará técnicas teatrais e estratégias para prevenir confrontos e conflitos", explicou.

O curso será realizado nas escolas, com duração de uma semana, no contraturno escolar. As escolas interessadas poderão solicitar a participação, e as atividades se estenderão até o final do ano. A previsão de início é na próxima segunda-feira (27).