Programa social de grande alcance e que já atendeu 56 mil famílias em 300 localidades
Tasso Franco , da redação em Salvador |
30/06/2025 às 18:49
Bruno Reis bate o martelo 1000 casas reformadas
Foto: Betto Jr
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira (30) mais 100 casas reformadas em Brotas por meio do programa Morar Melhor, totalizando cerca de 1 mil residências requalificadas no bairro com intervenções que incluem reboco, pintura, instalação de piso, troca de telhado, portas e janelas, entre outras medidas. Desta vez, foram contemplados os moradores da comunidade do Alto do Saldanha.
2. O prefeito Bruno Reis esteve na localidade para fazer a entrega oficial das casas e destacou os impactos do programa nas comunidades. Ele usou como exemplo a casa de um morador que vivia em condições precárias na Ladeira do Cacau. O imóvel estava com o telhado escorado por vigas e com inúmeras goteiras, apresentava infiltração e não havia um banheiro adequado.
3. “Fizemos reboco, pintura, trocamos o telhado, piso e esquadrias. Fizemos banheiro e um puxadinho para a casa da irmã. Uma obra que transformou a vida de seu Valdomiro e trouxe mais dignidade. O programa Morar Melhor tem essa capacidade de mudar a vida das pessoas sem mudar de endereço, mudar de verdade, transformar”, afirmou.
4. Bruno foi até o imóvel e conversou com o morador. Enquanto tomavam um café, Valdomiro, 70 anos, contou que a casa foi construída pela mãe dele, uma lavadeira que fez o primeiro imóvel de taipa (estrutura de barro). Com o tempo a família conseguiu construir quatro cômodos em alvenaria, mas a casa nunca passou por uma reforma. O imóvel tem cerca de 50 anos.
5. “O telhado estava com tantos problemas que quando chovia era melhor ficar do lado de fora, porque molhava tudo. A gente tinha que correr para cobrir os móveis com plástico. O banheiro era de flandres e não dava para usar nos dias em que tinha raios. Trocaram as janelas, as portas, a pia da cozinha e colocaram cerâmica no piso. Estou muito feliz”, contou Valdomiro.
6. Balanço – Essa foi a quarta vez que o Morar Melhor realizou intervenções em Brotas. Em toda Salvador, foram mais de 56 mil famílias atendidas em mais de 300 localidades. O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, destacou a importância do programa para a melhoria da autoestima dos moradores e para a saúde pública, já que viver em condições insalubres pode acarretar uma série de problemas de saúde.
7. “É difícil mensurar o alcance social que esse programa traz, porque ele tem um impacto direto sobre as famílias. São pessoas que viviam em condições precárias e que, em muitos casos, cortaram o laço com os familiares porque sentiam vergonha da casa onde moravam. O Morar Melhor é um case de sucesso que estamos exportando para outros municípios e outros estados”, afirmou.
*****
8. O projeto “Degraus da Reflexão”, da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), é um dos cinco finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025. A premiação, promovida pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), chega à sua 23ª edição reconhecendo iniciativas que aproximam a Justiça do cidadão, promovem inclusão e fortalecem a cidadania.
9. Nesta edição, mais de 420 projetos foram inscritos em 14 categorias. O projeto da PGE-BA concorre na categoria Comunicação Interna, que teve como finalistas também os projetos dos Tribunais de Justiça do Ceará (Histórias da Gente da Justiça), Goiás (Percepções em Jogo – gamificação sobre racismo estrutural), Mato Grosso (Eu Digo Basta! Poder Judiciário Contra a Violência Doméstica e Familiar) e Paraná (Campanha de Integridade do TJPR).
10. Para a assessora de comunicação social da PGE-BA, Mara Santana, a indicação ao prêmio já representa um grande reconhecimento. “É uma alegria ver o ‘Degraus da Reflexão’ entre os finalistas, principalmente por ser um projeto construído com muito cuidado e escuta. Ele mostra que a comunicação pode, sim, promover reflexão, mudança de atitude e diálogo no ambiente de trabalho. Ser selecionado entre mais de 400 iniciativas reforça o compromisso da PGE-BA com uma comunicação interna humanizada e conectada aos temas da sociedade”, destacou.
11. Os projetos foram avaliados por comissões julgadoras compostas por três jurados técnicos por categoria. Na categoria Comunicação Interna, participaram como jurados:
12. Maria Gabrielle Andrade (DF) – assessora de Comunicação na Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, criadora de conteúdo com foco em comunicação política e institucional.
13. Mateus Ferraz (DF) – jornalista, especialista em Liderança e Inovação pela FGV, com experiência em grandes grupos de comunicação, TST e OAB.
14. Renata Nascimento de Oliveira (RJ) – jornalista, mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias pela Uerj, com experiência em gestão de comunicação institucional e organizações de direitos humanos.
15. Os vencedores do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça serão anunciados durante o Conbrascom – Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, que acontecerá em agosto de 2025, no Maranhão.
16. . A OAB Bahia, por meio de ofício encaminhado à Diretoria do Foro da Seção Judiciária da Bahia nesta segunda-feira (30), manifestou preocupação com os impactos que a paralisação dos servidores da Justiça Federal do estado terão no funcionamento dos serviços essenciais e requereu informações sobre as medidas adotadas para o cumprimento do percentual mínimo de 60% de servidores em atividade durante o período de deflagração do movimento grevista.
17. No documento, dirigido à juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho e assinado pelo presidente em exercício da Seccional, Hermes Hilarião, e pela presidenta da Comissão Especial de Apoio à Advocacia Perante a Justiça Federal e Juizados Especiais Federais, Anna Carla Fracalossi, a OAB-BA destaca a necessidade de assegurar a efetividade da prestação jurisdicional e o pleno exercício da advocacia.
18. A Ordem também se colocou à disposição para colaborar no que for possível, no intuito de mitigar os prejuízos à advocacia e à cidadania, reforçando sua atuação institucional na defesa das prerrogativas da advocacia e do regular funcionamento da Justiça.
19. O governador Jerônimo Rodrigues participa, nesta terça-feira (1º), às 10h, da cerimônia que marca a abertura oficial da primeira fábrica da BYD no Brasil, localizada em Camaçari, na Bahia. O evento se
rá realizado na sede da montadora chinesa, no Polo Petroquímico de Camaçari (Avenida Henry Ford, nº 2000). A cerimônia, que representa um marco histórico para a indústria automotiva nacional, terá as presenças da CEO da BYD Américas, Stella Li, do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, além do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.
20. A provocação do prefeito Bruno Reis à oposição, tratando como "saudade" as críticas à viagem que fez ao exterior, durante toda a semana passada, sem comunicar à Câmara Municipal ou transferir o cargo à vice-prefeita Ana Paula Matos, na opinião da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), foi uma demonstração de que ele está tratando a situação com ironia. "A situação é séria e ele deve satisfação à cidade, sim", frisou.
21. Líder da bancada da oposição, Aladilce deixou claro que a preocupação é com a gestão do município, por ser uma das prerrogativas do Legislativo. "Com todo respeito ao prefeito, considero um equívoco tratar a situação com ironia. A nossa observação não tem cunho pessoal nem se trata de saudade. O maior mandatário da cidade não pode ausentar-se sem dar satisfação", argumentou. E questionou a justificativa de ter ficado fora do país "apenas 3 dias úteis", em plena época dos festejos juninos.
22. A transmissão do cargo à vice Ana Paula, por exemplo, ainda segundo a vereadora, "seria o comportamento esperado durante os afastamentos".