Salvador

DESFILE AO 7 DE SETEMBRO DEU DE TUDO ATÉ D. PERDO I DESFILOU COM GARBO

O público compareceu em peso
Tasso Franco , Salvador | 07/09/2023 às 13:16
Clone de Dom Pedro I
Foto: BJÁ
    O desfile ao 7 de Setembro na Avenida Sete foi bem comportado e com a presença de grande público, embora, bem menor do que no ano passado. Os hasteamentos das bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia e da prefeitura aconteceram às 8h45min, pelo governador Jerônimo Rodrigues, prefeito Bruno Reis e autoridades militares, com destaque para a Marinha que, neste 2023, foi a força responsável pela organização do desfile.

 No Campo Grupo um pequeno grupo de sindicalistas da CUT e integrandes do Unegro promoveram a manifestação do 29º Grito dos Excluidos com muitas criticas ao governador Jerônimo Rodrigues por não ter pago a segunda parcela dos precatórios com juros e também exigindo apurações do crime que matou a yalorixá Bernadete. No ano passado, o alvo principal foi o então presidente Bolsonaro, e neste ano ele ainda foi lembrado e até a jaula que ele foi simbolicamente encarcerado desfilou e algumas palavras de ordem foram desferidas contra ele.

  Ao desfile a presença majoritária - como sempre - de familias da classe média baixa e populares com centenas de crianças vestidas de policial, da PM. É impressionante a quantidade de familias que vestem seus filhos com essa marca da PM e tiram fotos com os policiais e também com integrantes das forças armadas, neste 2023, mais com os sargentos e cabos e marinheiros. Conversamos com várias mamães e elas disseram ao BJÁ que os sonhos é que seus filhos ingressem na carreira militar, pela segurança e garantia do emprego por toda a vida.

  A população aplaude as tropas que desfilam com fuzis e outros equipamentos, mas gostam mesmo são dos Bombeiros, dos carros das corporações de uma forma geral, dos motociclistas e cavaleiros. O esquadrão da PM é cortejado. A quantidade de gente querendo tirar fotos ao lado dos cavaleiros é imensa.

  As fanfarras também fazem muito sucesso sobretudo aquelas que têm coreografias e bailarinos com bandeiras. No desfile, há de tudo, de pracinhas, camuflados, clone de Dom Pedro I, LBV, escoteiros, capoeiristas e outros. (TF)