Salvador

FEIRA SOCIAL DO MANÉ DENDÊ ATENDE MAIS DE MIL PESSOAS NO SUBÚRBIO

A iniciativa reuniu ações em diversas áreas, promovidas pelos órgãos da Prefeitura de Salvador e entidades parceiras
Secom Salvador , Salvador | 14/08/2022 às 11:46
Feira Social do Mané Dendê
Foto: Otávio Santos/Secom

O programa Novo Mané Dendê, desenvolvido pela Prefeitura, atendeu mais de mil pessoas neste sábado (13), durante a feira social ocorrida na Escola Municipal Senador Antonio Carlos Peixoto de Magalhães, em Rio Sena. A iniciativa reuniu ações em diversas áreas, promovidas pelos órgãos da Prefeitura de Salvador e entidades parceiras, como a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA).

 

Somente na área social, foram contabilizados 800 atendimentos durante todo o dia. A população teve acesso à inscrição e atualização cadastral do CadÚnico, além de abordagens, escutas e orientações para encaminhamento para os centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

 

A dona de casa Maraci Ribeiro, de 70 anos, procurou o serviço para atualizar o CadÚnico. “Eu já tinha o Bolsa Família (atual Auxílio Brasil) e me bloquearam. Foi maravilhoso ter o atendimento perto de casa, porque nem todo mundo pode ir pra longe, e pude resolver tudo bem rápido”.

 

Os serviços de saúde também foram bastante procurados – ao todo, quase 300 pessoas passaram pelo estande à procura de aferição de pressão, orientação pré-natal, clínica médica e pediatria, entre outros serviços. A dona de casa Benedita Silva solicitou requisição de exames e avaliou a ação de forma positiva. “Moro em Mirantes de Periperi e esse atendimento perto de casa é muito bom. Já estou marcando meu check up que faço todo ano”.

 

Além do encaminhamento para exames, também foram disponibilizadas doses de vacina contra a Covid-19, Influenza e sarampo. A doméstica Antônia Lúcia Almeida, de 43 anos, procurou o local para tomar a primeira dose contra o coronavírus. “Sei que demorei, mas meu neto pediu e vim. Percebi que se eu me cuidar, ajudo os outros também”.

 

Orientação jurídica e emprego – A Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu oficinas voltadas para o público feminino e também abordou os presentes para falar sobre o programa Alerta Salvador, aproveitando o Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher. A diarista Marluce Vieira, de 45 anos, aprovou a iniciativa da SPMJ. “Isso é muito bom, porque vemos muitos casos de agressão à mulher e entendi que a gente tem que meter a colher mesmo. Aprendi que até o ciúme é uma forma de violência”.

 

A ajudante de cozinha Flávia Moreira Santos, de 41 anos, procurou o estande da Defensoria Pública para solucionar um divórcio. “Minhas colegas me falaram para procurar os meus direitos, porque tenho sofrido muito. Tenho certeza que agora vou conseguir resolver”.

 

A população também aproveitou os serviços de intermediação de vagas de emprego, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), que promoveu oficinas do Simm Prepara, cadastrando os presentes no banco de dados do programa Treinar para Empregar, e também apresentando ao público o SAC do Empreendedor.

 

O jovem William Santos, de 26 anos, procurava uma vaga de emprego e aproveitou a oportunidade para consultar as opções disponíveis. “Fiquei sabendo da feira através da minha cunhada e vim pelo CadÚnico. Mas ao saber das vagas, vim avaliar e ver se consigo algo. Já estou saindo com um encaminhamento e segunda tenho uma entrevista. Fiquei muito feliz”.

 

Demais serviços – No campo anexo à escola, iniciativas artísticas e culturais animaram o público, com apresentações de grupos, coletivos e artistas locais como MAVI, Arca de Olorum, Afrocidade e Kaê Erê. O local também abrigou a mostra dos resultados de oficinas do projeto Boca de Brasa e intercâmbio com artistas de outras regiões da cidade. Já as crianças se divertiram com equipamentos como mesa de totó, pula-pula e outras brincadeiras, dentro do projeto Ruas de Lazer.

 

Os cidadãos também tiveram orientação sobre como combater a discriminação racial, religiosa e contra LGBT; registrar solicitações de serviços da Prefeitura e fazer o cadastramento para vagas na área da Educação Infantil.

 

Mobilização – A Feira Social do Novo Mané Dendê teve como objetivo potencializar as políticas públicas na poligonal da localidade, que passa por um amplo programa de infraestrutura e saneamento, promovendo melhoria da qualidade de vida da população local, a partir da assistência às pessoas que vivem nas áreas alcançadas pelas obras. Durante a ação, as famílias presentes no evento passaram por triagem feita por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura, a fim de monitorar indicadores socioeconômicos.

 

O projeto Mané Dendê é um amplo programa de infraestrutura e saneamento de Salvador, englobando uma iniciativa de grande impacto econômico e social que pretende transformar vidas e se tornar um programa de referência nacional. A ação abrange toda a bacia do rio Mané Dendê, afluente do rio do Cobre, beneficiando cerca de 31 mil pessoas em cinco bairros – Rio Sena, Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha e Ilha Amarela.

 

A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

 

Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.