Salvador

CASTRAMÓVEL INICIA ATENDIMENTO NA SAN MARTIN

A unidade ficará até o dia 26 de agosto no local
Secom Salvador , Salvador | 05/07/2022 às 07:32
Castramóvel
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, iniciou nesta segunda-feira (4) o atendimento, no estacionamento da sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. A unidade ficará até o dia 26 de agosto no local. 

 

Às segundas, quartas e sextas-feiras, o atendimento é prioritário para gatos. Já nas terças e quintas-feiras, é a vez dos cães. Por dia, são realizados até 60 procedimentos no local. 

 

Ao todo, dez vagas são ofertadas para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8 às 10 horas. As demais podem ser agendadas através do email agendamento.dipa @ gmail. com, ou nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica do animal atualizada. 

 

No dia agendado, é realizada a triagem do animal e, caso estejam tudo em ordem, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomerações. É importante que o animal esteja em jejum e o tutor deve apresentar RG e cartão Sus, além do cartão de vacinação do animal. 

 

Vantagens – De acordo com a diretora de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Michele Holanda, são diversas as vantagens da castração dos animais. “Além do controle populacional para cães e gatos, reduz as doenças reprodutivas e os riscos de enfermidades mamárias, ovarianas e uterinas. Também há uma redução de doenças como raiva e leishmaniose, que podem ser transmitidas de animais para humanos”. 

 

A escolha da sede da GCM para instalação da unidade, segundo Michele, é garantir a acessibilidade e segurança. “É um local de fácil acesso e pronto para atender a população do entorno, que compreende Fazenda Grande do Retiro, San Martin, Largo do Tanque e toda a comunidade”.   

 

A designer de unhas Lorrana Soares é moradora do IAPI e ficou sabendo do Castramóvel através do Instagram. Desde 2020, ela leva gatos para castrar no serviço da Prefeitura e destacou a importância da castração. “Especialmente para aqueles que não têm condições. Eu tenho vários gatos em casa e não quero aumentar essa quantidade”, explicou.

 

Pela primeira vez no local, a professora Rita Cássia de Castro elogiou o serviço. “Em termos de proliferação, é importante castrar os animais, pois reduz a quantidade de gatos na rua e evita doenças. 

 

Controle – A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet, por prolongar a vida do animal e fazer o controle populacional. Além disso, previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama, nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal. 

  

Anteriormente, a unidade móvel esteve no bairro de Pernambués, durante dois meses, com uma média de 700 castrações realizadas. Além da San Martin, o Castramóvel prossegue com atendimento no Parque da Cidade, na Avenida ACM, até o dia 5 de agosto.