Salvador

FANFARRAS ESCOLARES DA REDE ESTADUAL SE APRESENTAM NO BANDO ANUNCIADOR

A atividade contou com a regência do maestro do NEOJIBA, Helder Passinho
Ascom Educação , Salvador | 30/06/2022 às 07:33
Fanfarras escolares da rede estadual se apresentam no Bando Anunciador, em Salvador
Foto: Divulgação

Cerca de 400 estudantes integrantes de seis fanfarras escolares de escolas estaduais participaram, nesta quarta-feira (29), do Bando Anunciador, evento que abre as comemorações do 2 de Julho. As fanfarras se apresentaram na sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), no bairro do Barbalho e, logo em seguida, desfilaram até a Lapinha, onde executaram o Hino da Independência da Bahia. No local estão guardados o caboclo e a cabocla, símbolos presentes no desfile cívico do 2 de Julho. A atividade contou com a regência do maestro do NEOJIBA, Helder Passinho.

O articulador do movimento Unebandas e da União Estudantil das Bandas e Fanfarras, Hermival Rego, explicou sobre o contexto histórico da iniciativa. “A parte mais importante é o resgate deste tradicional evento que, segundo o escritor Manoel de Quirino, passou a abrir os festejos da Independência da Bahia a partir de 1824. O objetivo é chamar a atenção da população para a celebração da Independência da Bahia”. 

A estudante Lucia da Silva, 14, 9º ano do Ensino Fundamental, que toca prato na fanfarra do Colégio Estadual João Caribé, disse que gostou muito de participar do evento. “Foi muito bom poder me apresentar e interagir com as pessoas através da fanfarra”.

Para a estudante Maria Eduarda de Oliveira, 14, 9º ano do Ensino Fundamental, que faz parte do coreográfico do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, se apresentar no evento foi gratificante. “Me diverti muito durante a apresentação, que também foi uma forma de homenagear a nossa escola”, afirmou.

Já o estudante Reinan Cruz, 15, 6º ano do Ensino Fundamental, que entrou este ano na fanfarra do Colégio Estadual Dinah Gonçalves, na qual toca o instrumento bombo, se apresentou pela primeira vez em um evento externo. “É muito emocionante mostrar o nosso talento pelas ruas da cidade e ver a animação das pessoas neste importante evento”, comentou. 

As seis unidades escolares participantes do evento foram: Colégio Estadual João Caribé; Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito; Colégio Estadual Rubén Dario; Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro; Colégio Estadual Dinah Gonçalves; e Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira. Também houve a participação do Grupo Magia da Juventude, do município de Dias D’ Ávila.