Salvador

RIO VERMELHO E CENTRO HISTÓRICO RECEBEM NATAL ORQUESTRADO ESTA SEMANA

O evento segue respeitando os protocolos de enfrentamento à Covid-19
Secom Salvador , Salvador | 06/12/2021 às 15:44
Rio Vermelho e Centro Histórico recebem Natal Orquestrado esta semana
Foto: Otávio Santos/Secom

Após encantar o público que esteve neste fim de semana na Praça da Revolução, em Periperi, o Natal Orquestrado segue esta semana para mais duas localidades de Salvador: Rio Vermelho e Centro Histórico. Desenvolvido pela Prefeitura, o projeto leva gratuitamente muita música para a população, com clássicos que trazem lembranças e esperança em meio ao clima natalino que já toma conta de Salvador. O evento segue respeitando os protocolos de enfrentamento à Covid-19.

 

No Rio Vermelho, as apresentações acontecem no Largo da Mariquita, a partir das 17h30. Na quinta-feira (9), o público poderá conferir o maestro Angelo Rafael, comandando o Coral Ecumênico da Bahia (CEB) e, em seguida, a Orquestra de Sérgio Benutti. Na sexta-feira (10), o maestro Angelo Rafael e o CEB estarão de volta, tendo logo depois a apresentação da Orquestra de Zeca Freitas.

 

No Centro Histórico, o palco do Natal Orquestrado será o Largo do Cruzeiro de São Francisco, com programação a partir das 18h30. No sábado (11), quem vai animar o público é a Orquestra de Paulo Primo e, no domingo (12), será a vez da Orquestra de Zeca Freitas. Nos dois dias, a abertura será do maestro Angelo Rafael e o CEB.

 

A proposta do projeto é de recuperar o natal tradicional com a reunião de famílias e apresentações de corais com músicas natalinas. A iniciativa é realizada através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Empresa Salvador Turismo (Saltur).

 

Encantamento – Em Periperi, a programação envolveu a Banda de Música da Guarda Civil Municipal, o Coral Ecumênico da Bahia e a Orquestra Ecumênica da Bahia, além da Banda de Música do Maestro Wanderley, Coral Ecumênico da Bahia e a orquestra do maestro Fred Dantas, que recebeu a participação da cantora Manu Dourado, do Instituto de Cegos da Bahia (ICB).

 

Uma das primeiras a chegar ao local para ver as orquestras, a moradora Cássia Lima, 55 anos, se emocionou ao falar sobre as apresentações ocorridas na sexta (3). “Tudo isso foi emocionante. Eu já havia assistido o musical da orquestra da GCM antes e, assim que soube que eles estariam aqui na praça da Revolução, não medi esforços para vir. Trazer esse evento orquestral para o bairro de Periperi nos traz mais alegria, além da logística de não precisar se deslocar para outros lugares para ver decorações e apresentações de natal, pois hoje temos em nosso bairro”, avaliou.

 

Morador do bairro de Paripe, o motorista de aplicativo Anderson Pontes, 44 anos, estava com a esposa e o filho e disse que as apresentações superaram as expectativas. “Estava no shopping com a minha família e, na volta, sugeri que passássemos aqui, e eles toparam na hora. Ficamos surpresos com o que vimos, a apresentação da Banda da Guarda foi linda e a iluminação está show de bola”, avaliou.

 

Encantada, a assistente de credenciamento, Graziela Silva, 37 anos, agradeceu à Prefeitura pelo presente de Natal dado à população do Subúrbio. “Nós percebemos, através dessas ações, que a Prefeitura está valorizando cada vez mais a região.”

 

“A Prefeitura de Salvador está democratizando as ações de Natal, levando esse projeto para os bairros mais populares, como está sendo feito na Praça da Revolução. Com isso está sendo proporcionada alegria, lazer e música de qualidade para a população”, destacou o coordenador do Natal Salvador 2021 e diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Junior Magalhães.

 

Estrutura – Na Praça da Revolução, o público pode aproveitar, de forma gratuita, a estrutura montada dentro do Natal Salvador 2021. O local possui linda ornamentação natalina composta por presépio, casa de Papai Noel, um arco decorado desejando felicitações para o novo ano, árvores enfeitadas com pisca-pisca e uma árvore com teto luminoso.

 

Além disso, a área ainda possui câmeras de monitoramento, wi-fi gratuito, totens com álcool em gel e banheiros climatizados. Os portões ficam abertos das 18h às 22h e, para ter acesso, é necessário usar máscara e os maiores de 18 anos devem apresentar comprovante de vacinação com duas doses ou dose única contra a Covid-19.