Salvador

PROFESSORES de SSA páram por 48 horas e PMS estranha atitude da APLB

Decisão foi tomada em Assembleia da categoria
A Tarde/Agecom , Salvador | 21/05/2014 às 13:10
Paralisação dos professores da rede municipal de ensino de Salvador por 48 horas
Foto: APLB
Os professores da rede municipal de ensino de Salvador realizam a partir desta quarta-feira, 21, uma paralisação de 48 horas. A ação foi aprovada durante uma assembleia realizada na manhã desta terça, 20, no Ginásio dos Bancários, após os participantes analisarem as propostas da prefeitura.

A categoria reivindica a reserva de 40% e 60% da jornada de trabalho para atividades extraclasse, o percentual para aprimoramento profissional de 5%, 10% e 15% para cursos de especialização, mestrado e doutorado, respectivamente, além o aumento em 25% da gratificação de gestores escolares, totalizando 75%.

"Existem alguns pontos discordantes entre a categoria e a prefeitura, e que nós vamos continuar insistindo. Nós já conseguimos a criação do cargo de técnico de secretaria escolar no plano de carreira, mas estas questões conflitantes têm a ver com o magistério, principalmente os professores", ressalta Elza Melo, diretora administrativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

Nesta quarta, 22, às 9h, os profissionais realizam uma caminhada, partindo da Praça da Piedade, com destino à prefeitura e à Câmara Municipal de Salvador, para entregar o plano de carreira da categoria.

PREFEITURA ESTRANHA PARALISAÇÃO

A Prefeitura de Salvador esclarece que o diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) está em andamento. Está marcada uma nova rodada de negociação para próxima semana e o Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) está na sua vigésima versão e vem sendo discutido de forma produtiva com vários avanços já obtidos.

“Estranhamos a paralisação da categoria em pleno processo de negociação na mesa permanente. Além de garantir ao menos o piso nacional para os professores, continuamos a discussão do plano, demanda da categoria há mais de 15 anos. A educação é uma das prioridades do município e a categoria é parte essencial da educação de nossos jovens.Não há razão para deixar as crianças sem aula e transformá-las nas maiores prejudicadas nesse processo. Também não há motivo para paralisação diante do diálogo aberto e maduro mantido de forma constante com todas as categorias”, afirmou o secretário de Gestão, Alexandre Pauperio.

Prefeitura chama professores

A Prefeitura de Salvador, em publicação no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (21), convoca 31 professores substitutos para desempenharem atividades no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em contratação temporária por tempo determinado. Foram chamados profissionais da educação infantil ao 5º ano e da área de ciências.

A realização do processo para professor substituto está prevista no Estatuto do Magistério (Lei Complementar nº036). “O Reda foi realizado para suprir de forma provisória e em caráter de urgência a demanda da rede pública de ensino devido ao afastamento, por licenças legais, de alguns profissionais”, explicou o secretário de Gestão, Alexandre Pauperio.

Os convocados devem comparecer a Secretaria de Gestão, localizada na Av. Vale dos Barris, 125, nos Barris, no horário das 8h às 11h e das 14h às 16h, no prazo de cinco dias úteis, a partir da data da publicação, para assinatura do contrato. A lista com a documentação necessária está disponível na página de concursos hospedada no site www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br.