Salvador

Mutirão vai vacinar cem cães em Mussurunga neste domingo, 4 de maio

Iniciativa é da ONG Terra Verde Viva e da ativista e vereadora Ana Rita Tavares
Wagner Ferreira , Salvador | 03/05/2014 às 15:39
Vai ser no domingo, 4
Foto: WF
Cães de rua ou sob os cuidados de pessoas de baixa renda serão vacinados gratuitamente contra a cinomose, raiva e mais cinco doenças, neste domingo (4), no bairro de Mussurunga, em Salvador. A ação é uma iniciativa da ONG Terra Verde Viva, com apoio da ativista e vereadora Ana Rita Tavares (Pros).
 
Cem vacinas estarão disponíveis para os moradores imunizarem seus animais, entre 9 e 12h ou até acabar o estoque. O mutirão será realizado no Largo do Setor A, logo após a subida da Estação Mussurunga, na Rua Professor Garcez de Sena, em Mussurunga 1.
 
Além da cinomose e raiva, a vacina também protege os animais contra hepatite contagiosa, adenovirose, parvovirose, parainfluenza e leptospirose. As vacinas serão aplicadas pelo médico veterinário e voluntário Dr. João Coelhão, com apoio dos ativistas da ONG Terra Verde Viva.
 
Para serem vacinados, os cães devem estar saudáveis e ter idade mínima de 45 dias. Cadelas gestantes ou amamentando não podem receber a vacina. Animais que foram vacinados contra a raiva nos últimos seis meses também não podem participar do mutirão.
 
Papel da Prefeitura – A vereadora Ana Rita diz que já conseguiu aprovar um projeto de indicação na Câmara Municipal de Salvador para que a Prefeitura realize campanhas gratuitas de vacinação antiviral para cães e gatos. “Atualmente, o poder público só vacina contra a raiva, porque os animais são vistos apenas como vetores de doenças para o ser humano. Mas é dever constitucional do poder público protegê-los contra doenças gravíssimas que matam milhares de animais anualmente”, afirma a vereadora.
 
Desde que iniciou o mandato, a parlamentar diz que tem feito o papel do poder público para amenizar a situação de descaso em que vivem os animais da capital. “Já conseguimos vacinar 1,8 mil cães e gatos, sendo mais de 500 em parceria com a Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA/BA) e os demais com apoio de empresários e ativistas. Mas esse é um custo que deve ser assumido pela Prefeitura e o mais rápido possível”, reclama Ana Rita.
 
Cinomose – Transmitida por meio de um vírus, a cinomose é uma doença contagiosa que acomete cães, principalmente no primeiro ano de vida, e tem alta taxa de mortalidade mesmo quando tratada. Os principais sintomas são alterações respiratórias, digestivas e neurológicas.
 
Embora seja uma doença grave, a cinomose pode ser prevenida através da vacina. Todo ano, por falta de informação à população e por omissão do poder público, a doença mata ou faz sofrer centenas de milhares de cães no Brasil.