Salvador

CAMAÇARI: Vice destaca importância da agricultura familiar a mulheres

Vide
Decom , Camaçari | 25/03/2014 às 19:34
Mulheres camponesas durante encontro em Camaçari
Foto: Nelinho Oliveira
A agricultura familiar é muito importante para a subsistência da população. A afirmação foi feita pela vice-prefeita, Maria do Carmo Siqueira, durante a realização do II Encontro de Mulheres Camponesas, realizado na manhã de hoje (25/03), na Casa do Trabalho.
        
A vice-prefeita ainda enfatizou que o que alimenta as famílias brasileiras são os produtos oriundos da agricultura familiar e é por isso que os produtores rurais, em especial as mulheres que representam 50% destes profissionais, merecem um olhar diferenciado da administração pública.

         Com o tema A mulher empreendedora como protagonista do seu futuro, o II Encontro de Mulheres Camponesas, faz parte das ações do Março Mulher, realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8.

A iniciativa tem como objetivo resgatar a autoestima das mulheres agricultoras que residem na zona rural, valorizar o trabalho e o papel delas na sociedade e no meio familiar, além de fortalecer o empreendedorismo entre este público.

Para o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Luis Orlando Ferreira, a adesão do público e o sucesso do evento mostra que a população rural do Município está cada vez mais unida e mobilizada em prol dos seus interesses.
Presente no evento, o superintendente da Secretaria Estadual de 
Saúde (Sesab), Alfredo Boa Morte, orientou as Prefeituras a fomentarem os agricultores rurais a produzirem plantas medicinais, visando a prevenção e o cuidado com a saúde dessa população.

O evento que reuniu cerca de 300 pessoas, entre agricultoras e moradores da zona rural, mulheres que integram a administração pública, lideranças políticas e de movimentos sociais, contou com apresentação musical e cultural, palestras, debates, troca de experiências, sorteio de brindes, além de uma feira com produtos rurais e artesanatos produzidos pelas agricultoras.

Para a agricultora Ana Lúcia Vieira, de 37 anos, moradora da localidade de Cancelas do Jordão, em Monte Gordo, é um orgulho ser trabalhadora rural. Ela acrescentou ainda que foi com a renda da agricultura familiar que criou e educou os dois filhos.
Durante o evento estandes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Banco do Brasil ofereceram informações sobre empreendedorismo individual e linhas de crédito, respectivamente.