Salvador

ITABUNA: Famílias do Vila da Paz beneficiadas pelo Programa Nossa Sopa

vide
Decom , Itabuna | 22/03/2014 às 17:51
Nossa Sopa em Itabuna
Foto: Wilson Oliveira

            A dona de casa Patrícia do Nascimento não escondia sua alegria pela inclusão de sua família no Programa Nossa Sopa, desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social – SAS da Prefeitura de Itabuna em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. O programa foi iniciado na tarde de sexta-feira passada, 21, pelo Vila da Paz, no km 25 da rodovia BR-415, trecho Ilhéus –
Itabuna, onde 170 famílias cadastradas receberam 400 ml de sopa para cada um de seus integrantes.
     
       Para Jamile Reis do Nascimento, a distribuição da sopa para cada família da localidade ajuda na alimentação, principalmente de crianças e idosos, já que a maioria das pessoas ali residentes vive do subemprego ou de biscates. “Nem todo mundo tem emprego certo aqui. Qualquer ajuda é bem-vinda, graças a Deus”, disse. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Especial da SAS, Carla Silveira Midlej, cada um das pessoas inscritas passou por pesagem no cadastramento para que a Secretaria da Assistência Social possa avaliar os resultados do programa que vai distribuir sopa pelo menos duas vezes por semana.
  
          A preparação da sopa na cozinha da Secretaria da Assistência Social mobilizou nutricionistas, assistentes sociais e cozinheiras. Depois de pronta, a sopa foi transportada em caixas térmicas hotbox para distribuição em vasilhames da comunidade que foi avisada pelo pessoal da SAS. A sopa é preparada com produtos desidratados nos sabores (galinha com macarrão e legumes, carne com arroz e legumes, feijão com macarrão, canja e carne com macarrão e legumes), tendo agradado as pessoas que a consumiram como Isabel Oliveira de Carvalho.

As famílias atendidas pelo Programa Nossa Sopa são aquelas em vulnerabilidade social que necessitam do apoio do poder público e do amparo social para suprir suas deficiências de alimentação. “A orientação do prefeito Claudevane Leite é que mais famílias sejam incluídas no programa e estamos trabalhando nessa direção”, destaca o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade.  Pelo calendário, famílias dos bairros Nova Califórnia, na zona norte, e Sete de Setembro, às margens da rodovia BR-101, serão cadastradas no já que nesta primeira etapa serão atendidas pelo menos mil famílias.
           O secretário explicou que o município é parceiro das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), que coordena o Nossa Sopa, cujo principal objetivo é combater a fome e a desnutrição da população. A Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) responde pela aquisição e operacionalização da entrega do produto, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) promove o repasse de recursos financeiros para a aquisição e distribuição do produto, bem como o acompanhamento do convênio com os municípios e as instituições participantes.