Salvador

ITABUNA: Prefeitura quer emergência e toma medidas para desabrigados

vide
DECOM , da redação em Salvador | 28/11/2013 às 14:34
Doze pontos de riscos e inundações em Itabuna
Foto: Gabriel de Oliveira
Desde a madrugada de quarta-feira que as secretarias do Desenvolvimento Urbano e da Assistência Social da Prefeitura de Itabuna e a Comissão da Defesa Civil estão com as equipes mobilizadas para atender às famílias desabrigadas pelas chuvas intensas que estão caindo no sul da Bahia. Um balanço parcial divulgado hoje apontou locais alagados e pelo menos 12 pontos sob risco de inundações e deslizamento de terra em diferentes regiões da cidade.  

Com as chuvas que caíram nas últimas horas, a água subiu rapidamente na madrugada desta quinta-feira causando o transbordamento do Riacho Água Branca que corta os bairros Santa Inês, São Roque e Fátima. Mais de 300 famílias ficaram desabrigadas e a maioria está sendo levada para abrigos pela Assistência Social.

A água encobriu também as pontes do São Roque, Avenida Bionor Rebouças e Irmã Creuza Vanderlei, nas proximidades do Hospital Manoel Noves. Cerca de 120 casas nos bairros São Roque, 40 na Caixa D´Água e 20 no Santa Inês foram alagadas, algumas até desmoronaram obrigando à evacuação das pessoas.

Além desses bairros, estão sendo monitoradas as áreas de risco na Vila Vital, Rua da Bananeira, bairro Lomanto Junior, São Pedro, Baixa Fria, do Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Maria Matos (Rua de Palha), Nova Itabuna, Rua da Burundanga (Mangabinha) e Nova Esperança, nas proximidades do bairro Nova Ferradas.

A enxurrada decorrente da água das chuvas arrastou as estruturas metálicas de mais de 1,5 tonelada cada uma da passarela que estava sendo construída pela Prefeitura para ligar o bairro Santa Inês aos condomínios Pedro Fontes I e II. No Nova Califórnia, a ponte de acesso aos conjuntos habitacionais Jardim América I e II apresentou problemas estruturais, que serão resolvidos pela construtora Módulo, empresa responsável pelas obras realizadas com recursos do governo federal.

 Equipes da Emasa também estão nas ruas para consertar as redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, principalmente no bairro Daniel Gomes. Uma adutora na Rua Santa Rita, estava sendo recuperada, mas os serviços tiveram que ser interrompidos, o que causou a suspensão no bombeamento de água aos seguintes locais: bairros Fonseca, Novo Fonseca, Vale do Sol, Maria Pinheiro (Baixa Fria e Alto da Conquista), Carlos Silva (Ruas H e O), São Caetano (Rua Vitória, Rua Carlos Teixeira Barreto e Rua Santa Rita).

O serviço deverá ser reiniciado tão logo o tempo melhore o suficiente para que as máquinas e as equipes voltem a trabalhar em segurança. Até então, a Emasa recomenda aos usuários o consumo de água de maneira econômica, para evitar o desabastecimento.  
________________