VIDE
Decom , da redação em Salvador |
23/10/2013 às 15:54
Obra já está sendo concluida
Foto: Pedro Augusto
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, concluiu a terraplanagem no terreno do bairro Vila Anália onde a Prefeitura de Itabuna vai construir uma das três creches aprovadas pelo Ministério da Educação para a cidade. O Centro de Educação Infantil ficará em um terreno de 2,8 mil metros quadrados, que já está pronto para início da fundação. O Centro terá o mesmo padrão da creche já montada no bairro Jorge Amado, que atende a 250 crianças.
No bairro São Pedro um terreno com as mesmas dimensões está sendo preparado por duas escavadeiras hidráulicas, que finalizam a terraplanagem para construção de outra creche nas mesmas características. A Prefeitura adquiriu as áreas e realiza os serviços de aplanação, já que os recursos para construção são do Programa ProInfância – Brasil Carinhoso do Governo Federal.
O diretor de Infraestrutura da Secretaria da Educação, João Luiz Barbosa Costa, informou que as obras no bairro Vila Anália devem começar na próxima semana. Já no São Pedro ele explica que o serviço está avançado, com terraplanagem em fase final, devendo ser concluído até o fim do mês, em decorrência das chuvas.
O serralheiro José Ubaldo Vilela, morador do bairro Vila Anália, há cinco anos diz que a obra da creche vai beneficiar a todos, pois uma coisa vai influenciando outras. “Vem asfalto, vem saneamento e até emprego para alguns moradores. As creches que existem no bairro estão superlotadas. Essa nova vai beneficiar a muitas mães que precisam trabalhar” analisou.
A equipe de engenharia da construtora MVC Ltda. realizará a sondagem dos terrenos aplanados e iniciará o projeto executivo. A empresa foi vencedora do pregão eletrônico promovido pelo Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC-FNDE).
Serviços paralelos
Continua a operação tapa-buracos na Avenida Europa Unida, que liga o bairro São Judas ao São Pedro. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur está utilizando retroescavadeira, caçamba e rolo compactador. Os operários estão removendo todo o material imprestável dos buracos, fazendo recomposição da pista com brita graduada e cobrindo com asfalto usinado a quente, o que garante maior durabilidade e a eficiência dos serviços.
Já em Nova Ferradas, a Prefeitura dá andamento às obras de construção do Banco de Alimentos. Os trabalhadores finalizam a concretagem do piso e, em paralelo, iniciam a elevação das paredes e tijolo. A obra está sendo executada em parceria com o governo federal, com investimentos de R$ 2 98.371,80.