Salvador

Prefeitura de Itaberaba inaugurou Centro de Qualificação Profissional

ACONTECEU
Decom , Itaberaba | 05/10/2013 às 15:52
Prefeito João participou da inauguração
Foto: DIV
 iTABERABA: INaugurado Centro Municipal de Qualificação Profissional e Social (CMQPS) Eurídice Mascarenhas Leal, instalado na rua Praxedes Andrade, número 12, na antiga sede do Instituto Mauá. A reforma, ampliação e modernização do CMQPS foi feita pela Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.
Ele é o maior centro municipal de qualificação profissional e social do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu e da Chapada Diamantina. O Centro atuará na educação socioprofissional em diversos serviços, articulados aos programas que compõem o Plano Federal Brasil Sem Miséria no eixo de geração de emprego e renda através de programas de qualificação social e profissional, programas de economia solidária, e programas de microcrédito produtivo.

A inauguração contou com a presença do prefeito João Filho, da Secretária de Ação Social e Cidadania, Maíra Mascarenhas, da Secretária de Governo Marigilza Mascarenhas, de outros secretários municipais, de diversos vereadores e da população, que compareceu em massa. A prefeitura deverá disponibilizar uma verba de aproximadamente R$ 30 mil mensais para o funcionamento dos cursos e manutenção do empreendimento.

“Este investimento permitirá a formação profissional e a inclusão social de milhares de moradores de Itaberaba neste primeiro momento e também das cidades da região numa segunda fase. Além dos cursos que escolherem os participantes também terão aulas de computador para formação digital, visando que divulguem seus trabalhos pela internet”, afirma Maíra Mascarenhas, Secretária de Ação Social e Cidadania.

Em seu pronunciamento aos cidadãos presentes à inauguração o prefeito João Filho enalteceu o trabalho realizado, a modernidade e beleza das novas instalações, mas advertiu. “Mais importante do que o investimento feito para viabilizar essa boa iniciativa é que trabalhemos diariamente para a continuidade e aperfeiçoamento do centro e dos cursos oferecidos. Não podemos relaxar um segundo na luta para que este empreendimento gere bons frutos e atenda as pessoas mais fragilizadas socialmente, que necessitam ter uma profissão e assim gerar renda para si e seus familiares”, argumentou o prefeito de Itaberaba.

O novo centro profissionalizante reúne as ofertas para a qualificação de mão-de-obra, visando oferecer aos integrantes de famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família apoio para que se tornem microemprendedores individuais. Isso acontecerá por meio da formalização da atividade, com assistência técnica e acesso ao micro crédito produtivo orientado, e de fomento às cooperativas, autogestão e empreendimentos solidários.
Laboratórios pedagógicos – Foram implantados quatro laboratórios pedagógicos: Laboratório de Estética, Laboratório de Corte e Costura, Laboratório de Artesanato Reciclável, e Laboratório de Gastronomia.

O Laboratório de Estética terá diversas opções, a exemplo de oficina de corte e escova, oficina de relaxamento e pintura, oficina de luzes e mechas, oficina de manicure e pedicure, oficina de massagem corporal, e oficina de depilação. Já o Laboratório de Corte e Costura oferecerá oficinas com serviços de corte, costura, modelagem e acabamento em diversos tipos de tecidos.

O Laboratório de Artesanato Reciclável oferece oficina de pintura em tecido, vidro e tela, oficina de bordado a mão e à máquina, enquanto que o Laboratório de Gastronomia apresenta em seus cursos técnicas para o preparo de pratos típicos da culinária, pratos leves e saudáveis; higiene na manipulação de alimentos; preparação de pratos tradicionais da gastronomia brasileira; temperos e condimentos típicos adequados à gastronomia brasileira.

Objetivos do Laboratório Pedagógico – Três são as metas. A primeira é oportunizar aos beneficiários dos programas socioassistenciais situações práticas relacionadas aos diversos tipos de formação profissional, bem como a compreensão da aplicação pedagógica dos mesmos, conscientizando-o da necessidade de adquirir uma formação técnica profissionalizante.

A segunda é promover o intercâmbio entre beneficiários, comunidades e monitores de diferentes áreas - artesanal, gastronomia e estética -, possibilitando a troca de experiências e reflexões sobre questões profissionais pertinentes aos cursos. A terceira é contribuir para a formação profissional dos usuários do serviço, com a criação de seis Laboratórios Pedagógicos e uma Loja Social, além de um Centro Digital de Cidadania; e uma unidade do CredBahia