O Mutirão é um projeto da Prefeitura de Ilhéus
Secom , Ilhéus |
01/10/2013 às 09:05
Mutirão da Cidadania em Ilhéus
Foto: Roberto Santos
No último mês de setembro, o Mutirão da Cidadania efetuou cerca de seis mil atendimentos em todos os bairros e distritos por onde passou. Na última semana, foram realizados dois mutirões. O primeiro ocorreu na quinta-feira, dia 26, no distrito de Maria Jape, e o outro na sexta-feira, dia 27, em Mamoan. Outras localidades contempladas foram o distrito de Aritaguá (dia 5) e os bairros de Teotônio Vilela (6/09) Salobrinho (13/09) e Nelson Costa (dia 20).
O Mutirão da Cidadania é um projeto da Prefeitura Municipal de Ilhéus que leva para os bairros e distritos serviços das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e Saúde (Sesau) e de parceiros. Para o secretário de Desenvolvimento Social do município, Jamil Ocké, “o apoio e a receptividade da população tem sido gratificante para todas as pessoas envolvidas na realização dos mutirões”.
Em outubro, os mutirões serão realizados a partir da próxima sexta-feira, dia 4, na Escola Municipal Professor Osvaldo Ramos, Avenida Itabuna; no dia 11/10, o evento vai ocorrer no Terminal Pesqueiro, contemplando pescadores, marisqueiras e caranguejeiros; na sexta-feira (18/10), a prefeitura vai promover o mutirão no distrito de Santo Antônio, no dia 26/10, no empreendimento Minha Casa Minha Vida e, na última sexta-feira de outubro (dia 31), em Ponta do Ramo.
Durante a ação a população é atendida por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do programa Melhor em Casa, além de uma equipe multiprofissional, que apoia as equipes do Posto de Saúde da Família. São realizadas pesagens de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), bem como promovidos atendimentos ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico, além de vacinação, aferição de pressão arterial e orientações nutricionais. Através do Odontomóvel, a Secretaria de Saúde faz a limpeza dentária e aplicação de flúor nos cidadãos que comparecerem ao mutirão.
Os moradores também contam com atendimentos do programa Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do atendimento do CrediBahia. Também são efetuadas inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigos Peti e Projovem). As equipes do Laboratório Biolife fazem teste de glicemia no evento.
A população ainda tem acesso a orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Outros serviços oferecidos pelos mutirões são corte de cabelo, informações sobre procedimentos do SAC, como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para a notificação de denúncias.