Aconteceu neste sábado
Decom , Camaçari |
28/09/2013 às 15:55
Grupos teatrais participaram do desfile
Foto: Marcos Paulo
Os moradores de Camaçari foram às ruas da cidade comemorar os 255 anos de fundação do Município e prestigiaram o desfile cívico realizado na manhã de hoje (28/09), na avenida 28 de Setembro. O hasteamento das bandeiras deu início às comemorações.
Tendo como tema principal do desfile Construindo Saberes, Promovendo Oportunidades: A Diversidade do Saber e o Saber da Diversidade, a Seduc (Secretaria da Educação) levou para a avenida aproximadamente mil estudantes de seis escolas da rede pública de ensino da cidade.
A presença significativa dos moradores de Camaçari no evento foi destacada pelo prefeito Ademar Delgado, que participou pela primeira vez da festa como gestor do Município. “Os moradores de Camaçari são exemplo de civismo e eu fico muito contente em poder representar uma terra que gera tantas oportunidades e está em constante desenvolvimento”, disse o prefeito que assistiu o desfile acompanhado da primeira dama, Edyla Chagas.
Em alusão ao tema principal do desfile e às ações inclusivas desenvolvidas nas escolas do Município, o Centro Educacional Reitor Edgard Santos levou um pelotão especial em atenção aos alunos surdos-mudos da escola, denominado Mãos que falam e incluem. Aprenda Libras, Seja Cidadão. A ala cantou metade do hino nacional e a outra parte foi interpretada em Libras (Língua Brasileira de Sinais). No total, a unidade de ensino desfilou com 200 alunos, com idades entre 10 e 16 anos.
A UDEC (União dos Deficientes Físicos de Camaçari) também participou do desfile. O cadeirante, José de Jesus, membro do grupo, revelou que aguarda a data sempre com ansiedade. “Participo do desfile há 4 anos e antes disso era um espectador assíduo, com grande vontade de desfilar”, falou.
Homenageando a história do Rádio, celebrado no dia (25/09), a quadrilha Junina Forró Quentão da Escola Municipal Professora Laurita de Souza Ribeiro, apresentou uma coreografia que levou o público ao delírio. Formado por estudantes, o grupo ganhou este ano, no Campeonato Baiano de Quadrilhas, os títulos de melhor performance de casamento caipira, melhor figurino, melhor casal de noivos e melhor quadrilha junina do interior.
Uma participação mais do que especial neste ano foi a da Igreja Batista Voz da Esperança. Com cerca de 200 membros, a Igreja encenou três histórias bíblicas acompanhadas por louvores e por uma banda de percussão, entre elas, a história da travessia do povo de Israel pelo Mar Vermelho.
O desfile cívico também foi abrilhantado com a participação do Centro de Equoterapia de Camaçari Nosso Lar, que realiza terapia para crianças e pessoas especiais utilizando o cavalo como instrumento de reabilitação. “É um momento sempre muito esperado pelas crianças do Centro. Essa é uma festa muito bonita”, disse Zulmira Sena, responsável pelo Nosso Lar.
Pela primeira vez no desfile, o grupo de motociclistas Deltas da Trilha participou do desfile. O grupo surpreendeu o público com diversas performances feitas com as motocicletas.
Para garantir o bom andamento do desfile mais de 100 profissionais da Secretaria da Educação estiveram envolvidos, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, STT (Superintendência do Trânsito e Transporte), Coordenação de Eventos, Fiscalização Integrada e Defesa Civil.