Se você nunca viu veja
RF Noticias , Caldeirão Grande |
23/09/2013 às 18:53
Estranho, mas real
Foto: RF Noticias
O radialista Dr. Plists, repórter do site RF Notícias, descobriu na Zona Rural da cidade de Caldeirão Grande, Norte da Bahia, um pé de Licuri, que pode ser inédito diante do perfil cientifico. A arvore tem um padrão totalmente diferente do comum, tendo 12 galhas.
Caldeirão Grande está entre os maiores produtores de licuri da Bahia. São colhidos os frutos de 16 milhões de palmeiras, somando cerca de 500 toneladas por ano. A arvore do Licuri, é uma representante legítima da nobre família das palmáceas, mas de origem simples, da região semiárida brasileira. Com 5 fileiras de folhas lembrando uma coroa, a palmeira sertaneja tem nome e sobrenome de pompa: Syagrus coronata (ou seja, coroada). Comum do Norte de Minas Gerais a Sergipe e Alagoas.
A arvore encontrada pelo radialista chamou a atenção de diversos agricultores, que nunca tinham visto Licurizeiro com Galhas. De acordo com a proprietária da fazenda, a arvore já chegou a ter 18 galhas e que uma outra, também chama a atenção pelo fato das folhas apresentarem as cores verde e amarelo.