Salvador

COPIA PREFEITURA DE SALVADOR: Recife tem ciclofaixa de 9.5 km

Ciclistas inauguram trajeto da ciclofaixa até a Lagoa do Araçá
G1 , Recife | 28/07/2013 às 18:39
Esta ciclovia só funciona aos domingos e feriados
Foto: G1
O tempo bom deste domingo (28) levou muitos ciclistas a pegarem a bicicleta para aproveitar as ciclofaixas do Recife, em especial o novo trajeto, que liga a Lagoa do Araçá, na Zona Sul do Recife, até o Marco Zero, no Centro da capital pernambucana. A nova rota percorre 9,7 quilômetros, atravessando 17 bairros.

Morador da Lagoa do Araçá, o empresário Fábio de Melo e a filha Ane Gabriele Melo, de 12 anos, aproveitaram o domingo para usar a bicicleta, parada há muito tempo. “Estávamos precisando, e muito, de algo assim por aqui. A Lagoa é um lugar lindo que estava esquecido”, conta Fábio. “A gente até tentava às vezes, mas não tinha lugar para andar. Agora, vamos tentar ir até o Recife Antigo”, diz Ane Gabriele.

O gerente de sistemas Jorge Marrocos e a esposa, a pedagoga Nice Marrocos, reuniram a família para pedalar do bairro dos Aflitos, na Zona Norte, até a Lagoa do Araçá. Sem conhecer muito a Zona Sul, Jorge explica que teve um pouco de dificuldade para localizar a nova rota. “Não estava ainda no mapa e não tinha muita sinalização, precisa ter mais. Fora isso, eu gostei, já tinha comentado que precisava de uma rota para cá”, explica Jorge. “É bom ter uma rota diferente, eu quase que não aguento a distância e o calor, mas foi bom”, acredita Nice.

Saindo de Boa Viagem, o contador Ciro Brito seguiu a rota da Zona Sul até o Marco Zero, para depois seguir até a Lagoa do Araçá. Para retornar ao Parque Dona Lindu, vai precisar retornar até o Centro da cidade. “Podia ter um caminho da Lagoa até Boa Viagem, aí você teria um círculo. Até tem como voltar sem ter que ir ao Marco Zero, mas acho perigoso, melhor se manter na ciclofaixa”, opina Ciro.

Morando na Cidade Universitária, os amigos Denis Andrade e Tibério César contam que tiveram que se arriscar um pouco pelas vias do bairro até chegar à nova rota. “Alguns carros respeitam, mas outros não, é um pouco complicado, mas eu gostei. Nunca tinha ido até a Lagoa do Araçá, fomos conhecer e gostei”, conta Tibério. “Esse iniciativa mostrou que a gente tem uma demanda reprimida de bicicletas e também de opções de lazer no Recife”, acrescenta Denis.
Seguindo pela Avenida Manoel Borba, no bairro da Boa Vista, os irmãos Dafne e Tiago Lima contam que aprovaram o passeio de final de semana. Moradores do bairro da Imbiribeira, explicam que pretendem repetir ao menos uma vez por mês o passeio. “Está aprovado, os sinais têm monitores que auxiliam você”, elogia Dafne. “Talvez para quem não more, fique um pouco confuso você conseguir chegar na rota, mas no geral é tranquilo”, acredita Tiago.

O servidor público Joas Dinarte da Silva, que mora na Torre, espera que novas rotas surjam. “Seria ótimo se tivéssemos uma para Olinda, Casa Forte, Várzea. Quanto mais melhor. Para mim, o ideal é que a ciclofaixa começasse no sábado à tarde e só terminasse domingo às 18h, para até de madrugada ter espaço se as pessoas quiserem. Você ia levar mais vida para o Recife Antigo”, aponta Joas.


Roteiro

A nova rota percorre ruas e avenidas que passam por 17 bairros do Recife: Afogados, Boa Vista, Bongi, Coelhos, Derby, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Imbiribeira, Madalena, Mangueira, Mustardinha, Paissandú, Prado, Soledade, São José, Santo Antônio e Zumbi. Nesses bairros há 194,7 mil pessoas residentes.

Da Lagoa para o Recife Antigo, a ciclofaixa faz o seguinte roteiro: Rua Missionário Joel Carlson, Avenida Mascarenhas de Moraes, Rua Júlio Verne, Rua Arquiteto Luiz Nunes, Rua Augusto Calheiros, Rua Santos Araújo, Rua Cosme Viana, Avenida Abdias de Carvalho, Rua Paissandú, Rua General Joaquim Inácio, Avenida Lins Petit, Rua Manoel Borba, Rua Imperatriz Tereza Cristina, Ponte da Boa Vista, Rua Nova, Rua 1º de Março, Rua Caminho da Alfândega (em frente ao Paço Alfândega), Avenida Alfredo Lisboa (integração com a ciclofaixa atual) e Marco Zero.

A ciclofaixa funciona aos domingos e feriados. Confira o calendário de funcionamento nos próximos feriados:
7 de setembro – Independência do Brasil
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
2 de novembro - Finados
15 de novembro – Proclamação da República
8 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição
25 de dezembro – Natal