Vide
Agecom , Salvador |
20/06/2013 às 15:37
Prefeito e secretário Fontana analisam obram na Baixa do Fiscal
Foto: Valter Pontes
O prefeito ACM Neto e o secretário Paulo Fontana (Infraestrutura e Defesa Civil), acompanhados de técnicos e outros dirigentes de órgãos, visitaram hoje (20) alguns pontos afetados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, começando pela Avenida Contorno, onde no último domingo um deslizamento de terra provocou a interdição do tráfego. O material que estava na pista já foi retirado, possibilitando a retomada do trânsito apenas numa das vias, em mão dupla, no sentido Campo Grande.
A liberação da outra via, no entanto, depende de um estudo sobre a estabilização do solo. O local vai receber uma obra de contenção de encosta, a começar dentro de 30 dias, em caráter emergencial. O projeto começa a ser desenvolvido na próxima semana. A estimativa é de que a obra de contenção dure dez meses. Até lá, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) fará o lonamento para evitar novos deslizamentos, além do acompanhamento constante do solo para atestar a segurança de quem passa pelo local, garantindo a liberação total das duas pistas.
Baixa do Fiscal - Em seguida, o prefeito foi até a Chácara Santo Antônio, uma das áreas identificadas de risco, onde será reforçado o serviço de limpeza da encosta, assim como o lonamento. Os moradores do local serão realocados, em breve, para loteamentos do estado. Na Baixa do Fiscal, o prefeito discutiu com o secretário a situação da área, que depende de uma requalificação asfáltica, a ser iniciada em cerca de 60 dias. Antes disso, será feito um mapeamento do sistema de drenagem e sua desobstrução, permitindo melhor escoamento das águas.
Subúrbio Ferroviário – Na Avenida Suburbana, no acesso à Plataforma, o grupo vistoriou uma encosta que deslizou nos últimos dias, atrás de uma oficina. A Codesal já fez o lonamento e apontou a necessidade de um desvio das águas que desce pela crista da encosta. A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) fará uma avaliação das medidas a serem tomadas no local dentro dos próximos dias. Em Periperi, onde um sistema de drenagem rompeu devido ao entupimento, a Sindec já fez a desobstrução e trocou manilhas, reduzindo o risco de novas ocorrências.
Já num viaduto em Paripe, que teve o tráfego de veículos interditado, o prefeito discutiu com o secretário intervenções necessárias para resolver a fuga de material na cabeceira da pista, que pode provocar o deslocamento do equipamento. Como é uma responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Paulo Fontana já acordou com o presidente do órgão, Saulo Pontes, as providências a serem tomadas no local. “Na próxima semana, vamos nos reunir para definir quando começam as obras”, observou Fontana durante a visita.