Salvador

CANDEIAS reinaugura escola em parceria com iniciativa privada

A secretária de Educação de Candeias, Profª. Laís Velloso Borges, contou que se surpreendeu com a mudança que ocorreu na educação desde que ela assumiu a pasta, há dois meses.
Ascom , Candeias | 13/04/2013 às 16:03
Prefeito Francisco e sua equipe durante inauguração da escola
Foto: DIV
A Escola Municipal que leva o nome da data magna do município de Candeias, 14 de Agosto, situada no distrito de Caroba, deu início ao ano letivo na última segunda-feira (8) e foi reinaugurada oficialmente na tarde desta sexta-feira (12), pelo prefeito Sargento Francisco e pelo presidente da Unigel, Roberto Fiamengui, após passar por uma completa reforma predial, reforma e aquisição do mobiliário, receber implantação de videomonitoramento, além de agora contar com o acompanhamento dos projetos sociais da Unigel.

O Padre Miguel, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, liberou palavras de bênçãos e rezou pelos trabalhos escolares e pela comunidade na abertura da reinauguração. Já a diretora da escola, Profª. Lúcia Helena, disse que os 497 alunos atualmente matriculados na unidade são privilegiados por serem os primeiros a ter acesso às diversas melhorias.

O presidente da Unigel, Roberto Fiamengui, falou sobre a parceria firmada em 3 de janeiro de 2013 com a Prefeitura de Candeias, que resultou na adoção da Escola Municipal 14 de Agosto, dizendo que este é mais um trabalho social que a empresa se orgulha em participar e que este é apenas o começo de muitas outras parcerias que a Unigel (empresa fabricante de produtos acrílicos e outros materiais, instalada em Candeias) pretende firmar com o Município. “Esta é a segunda escola adotada pela Unigel, sendo que a primeira foi a Gisella Tygel, aqui também em Caroba, que estamos mantendo há quase nove anos e que muito nos alegra, pois aquela escola continua bonita e funcionando a todo vapor, como no primeiro ano que adotamos. Nosso objetivo é continuar com mais parcerias e tenho certeza que a educação de Candeias vai melhorar muito sob o comando deste prefeito [Sargento Francisco], que esta se dedicando para isto,” declarou Fiamengui.

O comandante da 10ªCIPM, Major Moisés, ressaltou que, para continuar dessa forma, os alunos e a comunidade têm que colaborar. “Eu acredito nessa forma de gestão, que firma parcerias com empresas, mas para que tudo continue dando certo, alunos e comunidade devem apoiar e preservar,” pontuou o Major.

A secretária de Educação de Candeias, Profª. Laís Velloso Borges, contou que se surpreendeu com a mudança que ocorreu na educação desde que ela assumiu a pasta, há dois meses. “Quando aqui cheguei, confesso que não entendi como um prefeito que se diz comprometido com a educação poderia atrasar o ano letivo para abril. Mas quando fui visitar as 72 unidades escolares do Município, eu fiquei chocada com a situação que encontrei e compreendi que não havia a menor chance de colocar crianças e adolescentes nesses ambientes que nem sequer oferecia segurança. A educação tem que ser tratada na base. Por isso, peço que a comunidade também exerça o seu papel fiscalizador e colabore conosco nessa jornada,” pediu Borges.

O prefeito de Candeias, Sargento Francisco, afirmou que é este o modelo de gestão que ele quer para a cidade e explicou o porquê do atraso do início do ano letivo. “Visitei cada escola de Candeias e, quando vi o estado em que essas unidades estavam, eu não acreditei. Parecia que havia passado um furacão: quadros-negros quebrados e no chão, muros caídos, as poucas carteiras existentes totalmente destruídas, banheiros sem porta, janelas e portas quebradas, materiais quase inexistentes, até folha de ofício faltava. Não tínhamos a menor condição de dar início às aulas,” contou Francisco, esclarecendo também que só pôde iniciar as reformas este ano, já que a legislação obriga que as obras sejam licitadas, processo que, também pela legislação, não poderia ser feito no ano passado, já que era período eleit