Salvador

CAMAÇARI:: Obras de dois trechos da revitalização inauguradas em junho

Veja andamento das obras e visita do prefeito Ademar Delgado
Decom , Camaçari | 07/04/2013 às 15:06
Obras em dois trechos bem adiantadas
Foto: Marcelo Ferrão
 
No dia 5 de junho a Prefeitura de Camaçari entrega aos moradores da cidade as obras do trecho 6 e parte das intervenções do trecho 7 correspondentes às intervenções urbanísticas de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari. A declaração foi dada na manhã de hoje (06), pelo prefeito Ademar Delgado, durante visita às obras no local. A data foi escolhida por se tratar do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante a visita, o gestor municipal esteve acompanhado de uma comitiva e percorreu os trechos 3, 4, 5 e 6 das intervenções, ocasião em que pôde aproveitar para conversar, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões dos moradores e comerciantes que residem nas áreas envolvidas.

Ademar Delgado declarou que segue o ensinamento das pessoas antigas e acredita que “é o olho do dono que engorda o boi”, o que, traduzindo para a realidade, significa que “é o olho do prefeito que ajuda a acelerar as obras”, ressaltou. Além disso, o gestor municipal falou da importância de realizar visitas periódicas porque é enquanto a obra está sendo executada que é possível fazer observações e as correções necessárias.  

O trecho 6, que liga a rua do Telégrafo à avenida Tupinambás, antiga Radial C, está com as intervenções mais avançadas, o equivalente a 90%. No local, estão sendo executadas obras de acabamento na margem direita do rio, área em que ficam os equipamentos públicos, e construído a ciclovia e dando continuidade ao lançamento das vigas dos pontilhões na margem esquerda.  

A área do trecho 7 que também será inaugurada juntamente com o trecho 6 corresponde às vias e ciclovias que ligam as avenidas Tupinambás e Dr. Manoel Mercês, antiga radiais C e B, respectivamente.
 
VISITA
         A visita de pntem (06/04) teve início na rua Bahia, no bairro Nova Vitória, que corresponde ao trecho 3 do rio Pedreiras. No local, foi possível constatar que está sendo construído o gabião e iniciando o serviço de terraplanagem na margem direita do rio. Enquanto que, na margem esquerda, já foram retiradas e reassentadas cerca de 100 famílias através do programa Minha Casa Minha Vida e outras 100, aproximadamente, passam pelo processo de indenização. Após a conclusão da obra, a região contará com dias novas pontes, praça, ciclovia, quadra esportiva, entre outros  equipamentos de lazer.
Ainda no bairro Nova Vitória, o segundo local visitado foi o trecho 4, que liga a rua do Atleta à rua Ponciano de Oliveira, via em que foram iniciada, na última semana, as obras de colocação do gabião na margem direita. O trecho será contemplado com equipamentos como via, praças, ciclovia, dentre outros. Além disso, a ponte de concreto situada no bairro será ampliada e alargada de 10 para 15 metros.

O trecho 5, que liga a rua Ponciano de Oliveira á rua do Telegrafo, no bairro Natal, foi o terceiro a ser visitado. No local, está sendo feita a contenção da margem direita do rio e erguidos muros de contenção em concreto armado. Também foram iniciados os serviços de terraplanagem para instalação dos equipamentos de lazer. Na margem esquerda, por sua vez, está sendo concluído o processo de indenização dos imóveis para iniciar o trabalho de ordenamento e ampliação do estacionamento do Centro Comercial, além da construção de uma nova via, ciclovia, praça, dentre outros equipamentos.
No decorrer da visita o prefeito recebeu uma comissão da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), que solicitou a implantação de uma academia adaptada para pessoas com deficiência na praça da Simpatia. O prefeito se mostrou aberto à sugestão e prometeu conversar em outra oportunidade sobre o assunto.
Outra sugestão que foi discutida durante a visita às obras foi sobre a construção de um viaduto no centro de Camaçari. A ideia inicial é de que sejam construídos dois viadutos que liguem a rua da Rodoviária à Cidade do Saber e a rua da Bandeira à avenida Conexão, respectivamente, além disso, a proposta é de que os novos equipamentos se interliguem com as novas vias que estão sendo construídas na margem direita do rio.