Salvador

SALVADOR: Assinada ordem serviço para construção de UPA em San Martin

Unidade vai possibilitar serviços de urgência e emergência 24 horas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/03/2013 às 18:07
Prefeito ACM Neto e o secretário de Saúde, José Antonio Rodrigues
Foto: Max Haack
A ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em San Martin foi assinada hoje (26) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Saúde (SMS), José Antônio Rodrigues Alves. O ato foi realizado na Rua do Forno, onde a unidade será instalada, na região do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria. A expectativa é que as obras sejam concluídas em 210 dias, e contarão com investimento de R$ 2.655.785,09.

A UPA possibilitará serviços de urgência e emergência 24 horas, com 18 leitos de observação, atendimento clínico, pediátrico, cirúrgico e traumato-ortopedia. Também será realizado serviço diagnóstico e terapêutico em radiologia, laboratório de patologia clínica e ultrassonografia, além de procedimentos e odontologia.

O prefeito ACM Neto, em pronunciamento, agradeceu o empenho da equipe da SMS e destacou que, nesses quase 90 dias de governo, não faltou trabalho e comprometimento. “A saúde de Salvador ainda está na UTI, mas vamos aos poucos recuperar esse paciente. Sabemos que o problema de saúde não tem hora para acontecer, por isso a unidade vai fortalecer os procedimentos de urgência e emergência”, afirmou.

ACM Neto também observou que, em um ano, a Prefeitura vai dobrar a capilaridade do Programa de Saúde da Família (PSF), passando a atender 24% da população. Também foram lembrados os 240 novos profissionais que já estão a serviço da SMS e a ordem de serviço para recuperação de 17 postos de saúde, que será assinada amanhã (27). “É governando das ruas que resgatamos nossos compromissos, dando cada passo a seu tempo”, completou.

O secretário José Antônio Rodrigues Alves observou que a nova unidade vai desafogar as demandas dos hospitais gerais e representa o esforço da pasta em dar assistência adequada à população. “Essa será a grande vitrine da administração do prefeito. Trata-se de uma unidade que vai atender às pendências clínicas, com médicos trabalhando 24 horas. Temos que continuar trabalhando para aumentar a capilaridade dos serviços de saúde, dando maior conforto aos moradores”, disse.

Estrutura - Seguindo a nova política de urgência e emergência do Ministério da Saúde, a UPA contará, além dos 18 leitos para adultos e crianças, com seis consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de estabilização e de observação masculina, feminina e pediátrica, ambientes para realização de exames de imagem (raio x, eletrocardiograma e ultrassonografia) e apoio diagnóstico terapêutico 24h.