Salvador

SALVADOR:Saúde amplia oferta exames laboratoriais em 34 postos coleta

O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é ampliar este número, facilitando o acesso da população em local próximo a sua residência
Agecom , da redação em Salvador | 20/03/2013 às 19:28
Mais uma sala de coleta para exames laboratoriais foi inaugurada na Unidade de Saúde da Família Joanes Leste, em Lobato, uma conquista para a comunidade que não precisa mais se deslocar para outros bairros em busca do serviço. Agora, Salvador conta com 34 postos de coleta, instalados nas unidades básicas, unidades de saúde da família e de emergências.

O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é ampliar este número, facilitando o acesso da população em local próximo a sua residência, além de expandir a capacidade do Laboratório Central de Salvador para processamento dos exames. A medida proporcionará a otimização dos gastos da SMS para investimentos nos demais setores da rede, uma vez que vai provocar uma redução do volume contratado através da rede privada.

A expectativa é que já nos próximos meses todos os Distritos Sanitários estejam totalmente preparados tanto para coleta de sangue como para o recebimento de amostras de urina, fezes e escarro (este último utilizado para realizar a baciloscopia, exame responsável pelo diagnóstico da tuberculose). Este mês estão sendo realizados os treinamentos envolvendo a equipe do Laboratório Municipal, Diretores, coordenadores, gerentes e técnicos de laboratório e enfermagem.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, o laboratório conta com tecnologia de ponta para atender a demanda da rede, habilitado a realizar mais de 80 tipos de exames. "O laboratório  tem um serviço eficaz de logística para o recolhimento das amostras, mas operava aquém da capacidade instalada, sendo pouco utilizado pelas unidades, além de não contar com materiais para o processamento das análises. Apenas com a reorganização do serviço e a aquisição desses insumos, tivemos um aumento de 44% da produção. A ideia é triplicar esse quantitativo com os novos investimentos, beneficiando diretamente a população", completou.

Hoje, o Laboratório Central de Salvador realiza cerca de 70 mil procedimentos/mês, realiza exames da atenção básica e especializados, entre eles o colesterol, hemograma, hormônios da tireóide, eletroforese de hemoglobina (para o diagnóstico da anemia falciforme), todos os exames do pré-natal, além das hepatites, HIV, PSA total e livre.