Salvador

VAMOS CONFERIR! Semps tem programa de proteção a criança no Carnaval

De acordo com o gestor da pasta, Maurício Trindade, o objetivo é garantir a proteção da criança e do adolescente no período do carnaval, buscando alinhar os diversos serviços oferecidos pelo município
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/02/2013 às 15:20
A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), responsável pela execução da Política de Assistência Social do município de Salvador, vai trabalhar no Carnaval 2013 com os seguintes eixos de atuação: Crianças e Adolescentes, Pessoas com Direitos Violados, Pessoas com Deficiência e População em Situação de Rua.

Para realizar o trabalho com as crianças e adolescentes, serão designados educadores sociais que farão ações de abordagem social com a função de sensibilizar os responsáveis quanto aos riscos de manter as crianças no perímetro do Carnaval. Além disso a secretaria desenvolve um projeto específico para o combate do Trabalho Infantil, intitulado “O trabalho infantil vai dançar no Carnaval de Salvador”, com comerciantes e ambulantes, explicando os riscos da exploração laboral e oferecendo alternativas para tirá-las do circuito.

De acordo com o gestor da pasta, Maurício Trindade, o objetivo é garantir a proteção da criança e do adolescente no período do carnaval, buscando alinhar os diversos serviços oferecidos pelo município, para melhor atender o menor em situação de vulnerabilidade social. Neste Carnaval, 79 conselheiros tutelares estarão trabalhando em período integral, com o intuito de prestar atendimento à crianças e adolescentes com direitos violados, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Outro eixo é o atendimento a pessoas com direitos violados, que tem como público alvo mulheres, idosos, pessoas com deficiência e suas famílias, que terão atendimento individualizado realizado pela equipe técnica da Semps. As pessoas com deficiência também receberão um atendimento e orientações específicas quanto à acessibilidade nos principais pontos dos circuitos.  Além disso, a secretaria vai reforçar a atividade cotidiana de Abordagem Social de Rua para os moradores em situação de rua, composta por profissionais especializados que realizam ações de escuta, sensibilização e os encaminhamentos necessários. 

--