Salvador

LAURO INAUGURA PRIMEIRA ETAPA DE MATERNIDADE PARA 8O PARTOS MÊS

vide
| 05/10/2012 às 21:00
Governador Wagner, prefeita Moema e secretário Jorge Solla, da Saúde
Foto: João Raimundo

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (5), o governador Jaques Wagner entregou à população a Maternidade de Lauro de Freitas. Localizada no Caji, a Casa de Parto, primeira etapa, começa a funcionar a partir deste sábado (6). Com capacidade para 80 partos por mês, o novo equipamento contará com centro cirúrgico e enfermarias. O governador do Estado, Jaques Wagner elogiou as instalações que contam com oito quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), dois deles com banheira. “As pessoas simples merecem, gostam e precisam de coisa boa. O momento tão especial que é o nascimento terá muito mais dignidade com esta estrutura”.


Wagner frisou que o diferencial deve ser o trabalho da equipe: “Como diz Moeminha (prefeita Moema Gramacho), as paredes são frias e quem vai colocar o calor humano aqui são vocês. Me garantiram que a equipe é a mais bem formada do Estado”. Emocionado, Wagner agradeceu à prefeita pelas conquistas à frente da administração. “Mulher espetacular. Tem muita gente boa por aí nos municípios, mas como esta está difícil. Comprometida e carinhosa, é por isso que o povo e eu estamos nesta emoção”. Ele ainda revelou a intenção de levá-la para o estado. “Às vezes tenho a impressão que ela trabalha 28 horas por dia. Estou querendo contratá-la para trabalhar comigo no Governo”.


Moema destacou o Rede Cegonha, do qual faz parte a maternidade, seguindo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança preconizado pelo Ministério da Saúde. “É a humanização do parto, é o cuidado com a família. Estamos fazendo melhor pela mulher ao humanizarmos a hora da vinda dos nossos bebês”. O obstetra e presidente da Associação Baiana de Medicina (ABM), Antonio Carlos Vieira Lopes, aprovou o equipamento. “Reconhecemos que é uma obra extremamente importante para o cidadão e, sobretudo, para as mães daqui do município. Nem na rede particular há algo com instalações similares. É um marco na saúde do nosso Estado”.


O equipamento inclui sala de acolhimento e registro de parturiente com acompanhantes, sala de deambulação, água quente nas torneiras, sala de exames e admissão com sanitário, posto de enfermagem, sala de serviço, área para higienização das mãos e ambientes de apoio. 


Grávida de oito meses, Vanúsia de Souza Araújo será uma das primeiras mães da nova maternidade. “É meu primeiro filho e estou muito segura. A unidade é diferenciada, sem fila, com muito mais conforto. Será mais seguro e mais rápido”. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, a maternidade vai desafogar o hospital Menandro de Faria. “Todos os partos normais que acontecem lá poderão ser realizados aqui. Teremos ambulância entre a maternidade e o Menandro 24 horas por dia”. Na oportunidade, Solla firmou convênio com a universidade Unime de Cooperação Técnica, Didática e Científica, que representa ampliação do Menandro de Faria.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Telma Moraes, poderão ser atendidas mulheres com “risco habitual”, após acompanhamento feito pela Unidade de Saúde da Família. “A mãe precisa ser avaliada durante todo o pré-natal, com o mínimo de seis consultas e todos os exames incluindo ultra-sonografia, exames que são disponibilizados na rede municipal. Também precisa conhecer a Casa de Parto e participar de atividade educacional”. A equipe é formada por médicos e enfermeiras obstetras, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social. A rede municipal de saúde conta com 27 equipes do Programa Saúde da Família e equipamentos de ponta para realização de exames do pré-natal.

Também participaram da cerimônia a deputada estadual Maria Luiza, o secretário estadual da casa Civil, Rui Costa, o secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão, o ouvidor geral do Estado, Jones Carvalho, entre outras autoridades.