Após a solenidade de posse, eles elegeram a Mesa Diretora do Parlamento Jovem. De acordo com Jônatan, o ideal dos participantes é a igualdade. A chapa - destaca - não representa apenas uma região do País, mas o Brasil inteiro. Aluno da Escola Estadual Bartolomeu de Gusmão, o presidente do Parlamento Jovem afirmou ainda que trabalhará em conjunto com os outros participantes do projeto. "Vamos ouvir cada jovem deputado", disse. "A Presidência será exercida por todos os 78 deputados".
Jônatan Gabriel, 17, revelam que o autor do Programa Escola Sustentável ainda é um menino, mas nas entrelinhas da proposição a brincadeira, característica da pouca idade, dá lugar à conversa de gente grande.
O projeto, redigido pelo jovem, dispõe sobre a criação do Programa Escola Sustentável em todas as escolas públicas de ensino fundamental II e médio, em território brasileiro. O autor conta que durante muitos anos observou situações de desperdício dentro da escola. "Eu via copos plásticos, guardanapos, garrafas pets sendo descartadas em ótimo estado. Aqueles materiais poderiam se tornar úteis de novo", conta.
Autodidata, o garoto foi em busca de informações e desenvolveu seu projeto sob a perspectiva da criação de hortas comunitárias dentro da área escolar, recolhimento de óleo de cozinha e utilização de casca de vegetais da própria cozinha da escola como adubo para a horta. "Essas ações certamente tornarão o ambiente escolar mais prazeroso. A intensão é unir cada vez mais a comunidade, meio ambiente e escola. Acredito que a interação entre esses espaços ampliará a possibilidade de um meio cada vez mais sustentável", afirma.
Para a dona de casa Luciene Alves, mãe do estudante, mais do que orgulho o jovem retribui o esforço e investimento em educação que sua família dedicou. "Meu filho é muito estudioso, para ele não basta o que é dito em sala de aula, ele sempre vai além. Jônatan ama ler e se mantém informado sobre tudo", conta.
Este ano, mais de mil projetos de lei foram enviados por estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O Projeto é desenvolvido anualmente pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Para a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, Maria do Carmo, a dedicação e o esforço de Jônatas é um exemplo a ser seguido. "Um aluno que todo professor sonha em ter", completa.
Além de Jônatan, Douglas Mateus Ribeiro de Brito, do Colégio Estadual Duque de Caxias de Licínio de Almeida, também representa o Estado no Parlamento Jovem Brasileiro 2012.