O brado de cessar-fogo num apelo por um basta à violência foi dado na manhã desta sexta-feira (21), nas Aldeias Infantis S.O.S. pelos jovens do Programa Mérito Juvenil em Lauro de Freitas, em comemoração ao Dia Internacional da Paz. "É um momento de reflexão, em que convidamos a comunidade para separar um minuto do seu tempo em meditação pela paz", frisou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, José Carlos Arruti.
Os meninos com idade entre 14 e 24 anos dialogaram sobre conceitos de respeito, dignidade e o fortalecimento da cidadania. "Talvez algumas pessoas não reconheçam a importância deste momento, mas a paz é essa construção nos pequenos instantes de nossa vida. É viver bem consigo mesmo, com o meio e deve ser cultivada todos os dias", declara a estudante de 12 anos, Michelly Matos.
Ao todo são 1.500 jovens cadastrados no Mérito Juvenil em Lauro de Freitas que já capacitou 79 líderes multiplicadores desde fevereiro deste ano. "O Programa desafia os jovens a cumprirem quatro etapas nas áreas de serviço voluntario, empreender uma jornada de aventuras, descobrir e desenvolver talentos e praticar atividades físicas", conta a coordenadora do Mérito Juvenil no município Leide Manuela Santos.
Dez escolas municipais e 14 organizações não governamentais aderiram ao Mérito Juvenil. "Depois que ingressei no Programa aprendi tantas coisas importantes que levarei para toda a minha vida. Ainda presenciamos atos de violência em nosso cotidiano, mas acredito que um dia tudo isso fará parte do passado", afirma o jovem Daniel Souza, 14 anos.
O Mérito Juvenil é desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), no âmbito do Programa Conjunto Segurança com Cidadania, implantado em 2010 em Lauro de Freitas (BA), Contagem (MG) e Vitória (ES) pela ONU. Fundado na década de 50 no Reino Unido, o Mérito Juvenil está presente em 132 países.
O Dia Internacional pela Paz em Lauro de Freitas teve a adesão de empresários. Faixas foram colocadas em toda cidade com os dizeres "Pense na paz e haja para um mundo sem violência". A ação busca fortalecer a cultura da não violência. "Não é somente uma data para ações grandiosas em lugares longínquos. Independente de onde estejam a intenção é pensar na paz", completa Arruti.
Dia Internacional da Paz -O Dia Internacional da Paz se estabeleceu originalmente em 1981 na resolução 37/67 da Assembléia Geral das Nações Unidas para que coincidisse com a inauguração do seu período de sessões em cada setembro. Um dia dedicado para comemorar e fortalecer ideais de paz em cada Nação e cada cidade.