Salvador

Dom Murilo preside celebração de Corpus Christi em Salvador

vide
| 31/05/2012 às 18:23
A Igreja de todo o mundo celebra no dia 07 de junho de Corpus Christi, festa que ressalta a importância e o significado da Eucaristia. Na Arquidiocese de Salvador a programação começa às 8 horas com uma missa na Praça Municipal celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Após a celebração os fiéis seguem em procissão pelas ruas do centro da cidade até a Praça do Campo Grande, onde acontece a benção do Santíssimo e o encerramento.


Corpus Christi foi a primeira festa religiosa de Salvador e aconteceu pela primeira vez na cidade, em 13 de junho de 1549. Neste dia comemora-se a instituição da Eucaristia, que aconteceu na Quinta-feira Santa, quando Jesus na última ceia se oferece como alimento aos discípulos. Como a lembrança da Paixão e Morte não permite expressões de alegria, foi criada esta festa parar louvar a Deus, que se faz presente na comunhão.


História -
A origem da festa é do século 13, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que em suas visões Jesus pedia uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.


Em 11 de agosto de 1264, o papa Urbano IV decretou, pela Bula Transiturus, a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização de Corpus Christi, a festa passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.