Salvador

Irará comemora 170 anos com Moção da deputada Graça Pimenta

vide
| 27/05/2012 às 19:12

O município de Irará, que comemora 170 de anos de emancipação neste domingo (27), recebeu Moção de Aplauso da deputada estadual Graça Pimenta (PR) por conta da data. No documento, apresentado na Assembleia Legislativa (AL), a parlamentar exaltou algumas características do município.


"Resultado do progresso da vila de Nossa Senhora da Purificação dos Campos, Irará tem a cultura indígena como referencial do seu nome. O vocábulo tem origem tupi, que significa ‘nascido da lua ou do dia'. A expressão vem de ‘arara', termo que designa uma espécie de formiga, semelhante ao cupim, que aparece depois da trovoada e sob a luz", relata Graça Pimenta.


Na paisagem que cerca o município, merecem destaques as serras do Urubu e do Periquito. A bacia hidrográfica local é composta pelos rios Seco e Paramirim. A grande produção de mandioca e de farinha, componente da economia local, é a responsável pela cidade ser conhecida também como a "Terra da Farinha". O comércio, a agricultura e a pecuária também compõem a economia iraraense.


Graça Pimenta destacou ainda aspectos culturais da cidade. "Município de origem do cantor Tom Zé, integrante do movimento tropicalista, nos anos 60, as raízes culturais iraraenses também são expressas através do artesanato em cerâmica, samba de roda e reisado. Com mais de 100 anos de existência, a Lavagem de Irará antecede o dia 2 de fevereiro, quando a padroeira local, Nossa Senhora da Purificação dos Campos, é celebrada", frisa.