Tombada como patrimônio nacional em 1941, a Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, um dos tesouros arquitetônicos e históricos da Bahia abriu as portas hoje (25/05) para apresentar a primeira etapa das obras de restauração, através do Projeto Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura. As obras que contemplaram reformas e adaptações de 31 ambientes foram realizadas pela empresa Serra Valle Construtora, contratada pela paróquia. O projeto que começou a ser executado em 2009 foi aprovado pela Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-BA) e apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), que aportou R$3,2 milhões. A expectativa é de que as obras possam ficar totalmente prontas em 2014, quando a igreja deverá ser reaberta para realização de atividades religiosas.
Está sendo aguardada uma resposta do BNDES sobre o financiamento da segunda etapa das restaurações, que deve incluir a parte arquitetônica e os elementos artísticos integrados, sendo necessários mais R$500 mil.
Para o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos A. Amorim, "as obras se inserem num contexto amplo de restauração do patrimônio católico da Bahia". Segundo ele, nessa primeira etapa houve grandes avanços com a resolução de todos os problemas estruturais, a exemplo dos riscos de desabamento.
O coordenador do Iphan, Bruno Tavares também disse que essa primeira fase representou um grande passo na recuperação do patrimônio. "O monumento já tem condições de segurança e todos os riscos foram eliminados. Desde a interdição, passamos a acompanhar mais de perto todas as ações, analisamos os projetos, os orçamentos, autorizamos as obras e fazemos o acompanhamento constante dos serviços", ressaltou.
Ainda conforme Tavares, os critérios de restauração para preservação das características do monumento foram totalmente cumpridos. "Foram necessárias novas adaptações na igreja, como a implantação de banheiros, mas essas intervenções modernas interferiram o mínimo possível no monumento, que deve ser totalmente preservado", afirmou.
Foram restaurados o forro, os assoalhos de madeira, as lápides na capela do Senhor Morto, as escadarias e o salão nobre. Essa primeira etapa contemplou a renovação da parte elétrica e hidráulica, a construção de ambientes que irão melhorar a estrutura, a exemplo do mezanino com sala para a administração, sala do pároco, de apoio a serviços de floricultura e a secretaria paroquial, um elevador com acesso ao segundo pavimento e galerias superiores, além da adequação de espaços para sanitários masculino e feminino.
Em estilo neoclássico e fachada rococó, sendo construída no século XVIII, a Igreja de Sant'Ana era uma das mais frequentadas de Salvador, sendo reconhecida pelos trabalhos realizados pela Pastoral da Família, encontros de casais e de jovens. O monumento foi interditado pela Defesa Civil em 2005.
O pároco da Igreja de Sant'Ana, padre José Abel de Carvalho também comemorou a entrega das obras. "Não deixa de ser uma vitória, mas muita coisa ainda precisa ser feita. É um templo maravilhoso do século XVIII que não pode ficar fechado. Estamos trabalhando com todo o afinco para oferecê-lo novamente a comunidade baiana para o louvor ao Santíssimo Sacramento e a Sant'Ana", ressaltou