Neste domingo (13), o município de Candeal está em festa. Os habitantes comemoram os 50 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Para celebrar a data, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou Moção de Congratulações na Assembleia Legislativa (AL). O documento foi inserido na ata dos trabalhos da Casa.
"Neste dia tão importante para Candeal, quero saudar os seus moradores através do Prefeito Municipal, José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, que muito tem contribuído para o progresso desta cidade, e desejar que o município continue a trilhar os caminhos do desenvolvimento", declara a parlamentar.
No início de sua povoação, ocorrida no começo do século XIX, o território onde está localizado Candeal pertencia à sesmaria da Casa da Ponte, uma das divisões do sertão baiano. A criação de gado foi a principal atividade econômica desenvolvida pelos primeiros habitantes da localidade.
Em 1881, o lugar passou a ser visto como povoado quando o fazendeiro Olegário Ribeiro Lima edificou uma igreja na fazenda Capoeira, de sua propriedade. Com a criação do templo, várias famílias foram morar na localidade. A presença de várias árvores de Candeia foi fator determinante para que o território recebesse o nome de Candeal.
Devido à importância que adquiriu na região, em 1889 Candeal foi adicionado como distrito ao município de Riachão do Jacuípe. Descontentes com a subordinação, os candealenses buscaram a independência de sua cidade. Nos movimentos em favor da emancipação do distrito, merece destaque José Rufino Ribeiro Lima, sobrinho do fazendeiro Olegário Ribeiro Lima.
A emancipação foi realizada em 23 de abril de 1962, porém a publicação no Diário Oficial foi consumada no dia 13 de maio do mesmo ano, através da assinatura da Lei nº 1.683 pelo então governador do estado da Bahia, Juracy Montenegro Magalhães.
A principal atividade econômica de Candeal é a criação de gado leiteiro e de corte. A presença de uma indústria de calçado também influi de forma positiva na economia local. Os festejos juninos estão entre as expressões culturais do município.
Graça Pimenta solicitou que a moção chegasse ao conhecimento do Prefeito Municipal, José Rufino Ribeiro Tavares Bisneto, da Câmara de Vereadores e das lideranças políticas.