O prefeito João Filho (PP) lançou um programa abrangente com diversas ações para combater a seca que afeta o município de Itaberaba. Entre as estratégias da Prefeitura para amenizar a atual situação, que está prejudicando todo o semiárido da região Nordeste, estão a liberação de recursos para a contratação de carros-pipa para o transporte de água aos moradores dos povoados da zona rural, perfuração de poços artesianos, limpeza e revitalização dos poços já existentes, e a construção de cisternas.
Além do camburão, que tem capacidade para transportar 23 mil litros de água a cada viagem, também foi incorporado mais um carro-pipa aos 6 já existentes. João Filho destaca a realização de uma reunião com dirigentes da Embasa para elaborar diversos projetos, a exemplo da construção da extensão da adutora de água que serve aos moradores do município.
Doação de alimentos - Segundo ele, a Prefeitura de Itaberaba celebrou com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) do governo do Estado um termo de compromisso para receber doação de alimentos para que o município possa atender os moradores que estão sendo afetados pela longa seca que assola a região.
O município receberá 242 sacas de feijão e 7.290 quilos de arroz e deverá distribuir esses gêneros alimentícios a 2.430 famílias afetadas pelos danos provocados pela seca, inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que possuam renda mensal per capita de até meio salário mínimo e, preferencialmente, àquelas cuja renda mensal per capita seja inferior a 25% do salário mínimo. O termo de compromisso é assinado por Mara Moraes, Secretária em Exercício da Sedes, e por João Almeida Mascarenhas Filho, prefeito de Itaberaba.
O prefeito anunciou também que o município foi contemplado com produtos destinados à alimentação animal. "Já recebemos do governo federal uma remessa de produtos para a alimentação do gado e outros animais. Esses alimentos já estão sendo encaminhados aos produtores rurais e aos pequenos agricultores familiares que possuem animais, que os ajudam na subsistência de suas famílias", informa o prefeito João Filho.
Agilidade - A Prefeitura de Itaberaba foi ágil no enfrentamento do problema da seca que atinge toda a região semiárida da Bahia. Já em janeiro deste ano decretou situação de emergência, decreto que foi renovado em abril. A medida permite receber recursos da União e do governo do Estado.
Além disso, o município já realizou importantes ações para combater a longa estiagem que está afetando os moradores da zona rural. A falta de água está prejudicando as pequenas lavouras de subsistência e os produtores da agricultura familiar, além de afetar os rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos.
No final de abril o prefeito reuniu-se, em seu gabinete, com sua equipe e representantes de moradores, produtores rurais e lideranças de sindicatos e associações rurais do município. Ele ouviu as reivindicações deles e debateu as principais medidas, que já estão sendo tomadas.