Um projeto social desenvolvido há 19 anos pela União Federal dos Vigilantes do Mar do Brasil Almirante Barroso vem ajudando a melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas em Itacaré. Atualmente, o projeto atende à 200 crianças, adolescentes, jovens e seus familiares com palestras e cursos profissionalizantes.
O projeto social oferece atividades recreativas como capoeira, Boxe, Karatê e Kung Fu, além cursos de serigrafia, artesanato, agente especial multiplicador de dignidade comunitária, encanador, pedreiro e carpinteiros. "O objetivo não é apenas atender às crianças e adolescentes, mas toda à família dos inscritos no projeto", explica o coordenador Domiêncio Gonzaga.
O projeto atende crianças e adolescentes em situação de risco, evitando o envolvimento deles com prostituição, droga e criminalidade. "Trabalhamos para que os beneficiados sejam capazes desenvolver bem o seu papel na sociedade", observa Gonzaga.
As crianças e adolescentes inscritos no projeto social são preparados para sobrevivência na selva, aprendem como reagir em situação de risco na mata e têm noção de primeiros socorros. As oficinas e os cursos profissionalizantes acontecem no Centro Educacional de Itacaré.
Para manter a gama de serviços ofertados para a comunidade, a União Federal dos Vigilantes do Mar do Brasil Almirante Barroso mantém parceria com Tiro de Guerra de Ilhéus, Marinha e Tiro de Guerra de Itabuna e Prefeitura de Itacaré, que doa fardamentos para os beneficiados.
Aniversário
Para comemorar os 19 anos de fundação da entidade, no sábado, 30, foram entregues 240 certificados para colaboradores e participantes do projeto social, fardamento e promovidas oficinas de primeiros socorros. A cerimônia teve a participação do procurador-geral de Itacaré, Nizan Lima, da secretária de Desenvolvimento Social, Flavia Oliveira, e da Articuladora de Projetos Sociais do Município, Maria de Lourdes, além de representantes da Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e vereadores de Ilhéus e Ubaitaba.
Já no domingo, 1º, com parte da programação do Dia Mundial do Trabalho, os beneficiados pelo projeto desfilaram pelos principais bairros da cidade, com o apoio da comunidade do Porto de Trás. Outros parceiros do projeto são as secretarias de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude e Relações Institucionais e Comunicação.