Ao final das cinco horas de aula, os alunos recebem certificados de conclusão e se tornam aptos a participar das atividades como voluntários.
Da Redação , Salvador |
10/05/2025 às 12:45
Mobiliza Salvador e o voluntariado
Foto: Jefferson Peixoto
O Programa Mobiliza Salvador, realizado pela Prefeitura através da Defesa Civil da capital baiana (Codesal), iniciou a formação de mais uma turma de voluntários, nesta sexta-feira (9), no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). O grupo, composto por 22 participantes, aprendeu noções sobre defesa civil institucional, percepção de risco, além da apresentação de exemplos de situações que podem ocorrer dentro da própria comunidade. Ao final das cinco horas de aula, os alunos recebem certificados de conclusão e se tornam aptos a participar das atividades como voluntários.
Desde o lançamento do programa, em 2021, a Codesal já formou 3,6 mil multiplicadores capazes de atuar em situações de perigo. De janeiro a abril deste ano, 234 pessoas foram formadas pelo Mobiliza Salvador. Entre os participantes estão colaboradores de entidades públicas, privadas, de ONGs e associações de classe e comunitárias.
A capacitação é feita por técnicos da Defesa Civil para atuação conjunta com as comunidades localizadas em áreas de risco. O arquiteto e urbanista Breno Guimarães, 41 anos, explicou o motivo de participar do curso.
“Me coloco no lugar de uma pessoa que mora em área de risco. Nesse período chuvoso, essas pessoas vivem apreensivas. Estou aqui para aprender um pouco e ajudar a evitar tragédias. Todos nós podemos ajudar. Posso colaborar com minha formação, ajudando a fazer projetos arquitetônicos para as construções. Salvador sofre muito em função da ocupação irregular em zonas de risco”, pontuou.
Mobilização – Moradora do bairro de Pernambués, Elenice Nascimento, 54 anos, também fez questão de se juntar ao time do Mobiliza Salvador. “Estou aqui para me capacitar e poder ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, na época das chuvas. Moro próximo à Saramandaia, onde vivem muitos idosos e existe risco de desabamento. Quero saber como agir, caso precise orientá-los em uma situação de risco”, disse a voluntária.
Para a coordenadora de Prevenção em Áreas de Risco da Defesa Civil, Gabriela Morais, os ensinamentos repassados durante a capacitação são de grande valia e fazem a diferença em situações de gravidade. “A ideia é preparar os moradores para atuar na própria comunidade. Como proceder para ajudar um vizinho em uma ocorrência, em uma urgência? Como proceder quando a sirene é acionada? Já temos muitos voluntários que nos ajudam nos simulados que promovemos nas comunidades, mas a ideia do Mobiliza é crescer cada vez mais essa rede”, assinala Morais.
Como participar – Qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos pode ser voluntária da Codesal. Basta preencher o formulário no endereço no site www.codesal.salvador.ba.gov.br e aguardar a resposta através do e-mail cadastrado. A Defesa Civil alerta que a capacitação não é remunerada ou possui contrato de trabalho, conforme Termo de Adesão ao Serviço Voluntário assinado pelos participantes.
As aulas presenciais abordam temas como percepção de risco, noções de primeiros socorros, história e importância da Codesal, mudanças climáticas e níveis de alerta enviados pelo celular. As capacitações ocorrem sempre na primeira sexta-feira do mês, com a duração de 5h a 6h, no auditório do órgão.
Uma vez voluntário, o cidadão pratica atividades periódicas de acordo com a situação e sua disponibilidade. É importante ressaltar que nenhuma das atividades realizadas durante a capacitação envolve risco real, sendo simulações acompanhadas dentro da Codesal.
Serviço 24h – A Defesa Civil de Salvador, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas, atendendo solicitações através do telefone 199. Para receber os boletins de alerta do órgão por SMS, basta o interessado enviar uma mensagem informando o CEP da residência para 40199. O serviço é grátis.