vide
Moradores de Guanambi e região não vão precisar ir a Conquista fazer hemodiálise
Foto: Blog do Latinha
Inaugurado hoje (10) o Hospital do Rim em Guanambi que vai atender uma demanda muito grande de pessoas de Guanambi e Região que necessitam do serviço de hemodiálise, uma vez que é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue com um rim artificial.
A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais e até então esse tratamento era feito em Vitória da Conquista ou Montes Claros, o que dificultava o tratamento, pois os pacientes teriam que viajar 3 a 4 vezes por semana para fazer a hemodiálise nessas cidades.
O Hospital vai atender pricipalmente as pessoas menos favorecidas, pois, cerca de 95% do atendimento será feito via convênio pelo SUS, o que é uma vitória para o povo de Guanambi e Região de há muito tempo luta por esse atendimento em Guanambi. "Fico muito satisteito em está aqui hoje na inauguração desse Hospital, pois, é sempre muito bom ver cidades da nossa Bahia se desenvolvendo, parabéns a vocês Guanambienses" disse Solla.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração, além do Secretário Jorge Solla, o Suplente de deputado Alfredo Boa Sorte, o Prefeito de Guanambi Charles Fernandes, os vereadores José carlos Lélis Costa (Latinha) e Dr. Ruy, além de demais lideranças locais e Prefeitos da Região.
Ao fazer o uso da palavra, o Dr. Welton Jr. fez um discurso emocionante, relembrando os ultimos dias de vida da sua irmã Vanessa Cardoso e disse também que fica feliz em saber que a ala de hemódiálise do hospital leva o nome de sua irmã. Fizeram também o uso da palavra O Secretário de Saúde do estado Dr. Jorge Solla, o Ex Prefeito de Guanambi Nilo Coelho, o Direto do Hospital do Rim Dr. José Carlos e o Atual prefeito de Guanambi Charles Fernandes.
MAIS LEITOS
Serão inaugurados, nesta sexta-feira (10), às 10h, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neo-natal no Hospital Regional de Guanambi (HRG). Os novos leitos de UTI, já em funcionamento, eram anteriormente classificados como unidades de terapia semi-intensiva e foram requalificados.
A Secretaria da Saúde do Estado investiu cerca de R$ 236 mil para aquisição de materiais, qualificou e incorporou mais profissionais para possibilitar o atendimento de maior complexidade exigido. Para a instalação da unidade o HRG também recebeu do Ministério da Saúde novos equipamentos, o que possibilitou além da requalificação, um aumento de leitos de oito para os dez atuais.