Salvador

CONCEIÇÃO DO COITÉ LOUVA SUA PADROEIRA EM GRANDE ESTILO E ORAÇÕES

veja
| 09/12/2010 às 07:16
Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Coité e grande participação popular
Foto: Raimundo Mascarenhas

A comunidade católica celebra no dia oito de dezembro a festa de Nossa Senhora da Conceição. O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em oito de dezembro de 1854, trazido para o Brasil pelos portugueses a santa torna se padroeira de várias cidades. Em Conceição do Coité além de padroeira ela também faz parte do nome do município.


A festa de Nossa Senhora começou no dia 29 de novembro com a novena, que incluem ofícios, caminhadas penitenciais, cafés partilhado, celebrações eucarísticas entre várias outras atividades. Para a comunidade católica coiteense essa é a maior festa da igreja. São dez dias de celebrações e atividades que envolve toda a comunidade.


Fiéis na sede e zona rural do município acompanharam a procissão

Nesse oito de dezembro feriado santo, os católicos coiteenses iniciaram as celebrações as 05h com o Ofício da Imaculada Conceição seguido de um café partilhado. As 10h houve Missa Solene com presença do bispo Dom Ottorino. Às 16h foi celebrado uma missa campal seguida com a tradicional procissão pelas ruas da cidade. Esse cortejo que foi realizado por uma media de dez mil pessoas recordando o momento histórico em que o povo de Israel caminhou por quarenta anos no deserto em busca da terra prometida.


Com a participação de todas as comunidades da sede e da zona rural, a procissão teve um percurso menor se comparado a outros anos, mas isso não comprometeu a beleza desse ato que faz parte da fé e cultura do povo coiteense. A pedido do Pároco Charles várias comunidades da zona rural participaram da procissão com seus respectivos padroeiros(as) enfeitados em um andor. O grupo que puxou a cortejo foi o movimento Mariano dos Homens do Terço, um dos maiores grupos da paróquia.


O Terço dos Homens teve grande adesões neste ano de 2010. O grupo foi o pelotão de frente da procissão

O grupo de Oração do Terço de Homens surgiu em Maceió se espalhado pelo país. Esse grupo é um espaço dentro do seio da Igreja, onde o ser do sexo masculino que ainda é minoria na sociedade religiosa, vem a crescer na fé através da oração e engajamento com as atividades da igreja. Em Coité existem trinta comunidades que possuem esse grupo, sendo sete na sede e vinte e três na zona rural. Com um total de aproximadamente seiscentos homens participando do grupo. Em dez anos de existência essa equipe a cada dia ganha mais adeptos.

No retorno da procissão, no palco montado ao lado da igreja, houve os últimos momentos da festa, onde foi realizada a coroação a imagem de Maria, a Benção ao Santíssimo Sacramento, homenagem aos doze homens que coordenaram a festa representado os doze apóstolos e uma fala de Padre Elias, onde agradeceu a todos pela carinho e oração que tiveram para com ele enquanto estava doente. Esses dez dias de festa movimenta não apenas a comunidade católica, mas toda a cidade bem como o comércio e com certeza deixa saudade e o desejo do próximo ano.

Por: Raiane Lopes/ fotos: Raimundo Mascarenhas

(Calila Notícias)