Veja
Marketeiro João Santana, de cinza, à direita
Foto: Ascom 30 Segundos bar
O marketeiro João Santana, coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência, fez uma palestra ontem (01), no 30 Segundos Bar, em Salvador. O especialista em marketing político apresentou as estratégias adotadas na corrida presidencial deste ano. O desafio inicial consistia em mostrar Dilma, uma mulher pouco conhecida, como uma pessoa capaz de amar o Brasil e dar continuidade ao projeto político do Presidente Lula.
De acordo com Santana, "nunca houve uma identificação tão forte entre governante [Lula] e população pobre". Entretanto, estudos pré-eleitorais feitos pela equipe de campanha sobre a projeção do perfil idealizado para o próximo presidente revelaram que o eleitorado não esperava alguém igual a Lula. "As pessoas queriam alguém melhor, queriam melhorar a segurança, a educação, extinguir a corrupção", explicou.
Entre os "circuitos cognitivos" adotados, o marketeiro destacou a apresentação do perfil biográfico da candidata e a correspondência entre esse perfil e o do presidente Lula a partir do pioneirismo das trajetórias de ambos. Outra ferramenta utilizada foi o apelo emocional com base na sensibilização feminina nas peças publicitárias que exaltavam a figura da mulher, personificando em Dilma essas imagens positivas. Durante o bate-papo, batizado WorkChopp, o convidado exibiu filmes publicitários e respondeu às perguntas do público.
WorkChopp
O ciclo de palestras WorkChopp reforça a proposta do 30 Segundos Bar, ao reunir grandes nomes da publicidade e do marketing brasileiros em conversas informais com profissionais da área. Uma realização do 30 Segundos em parceria com o Além da Propaganda, o evento tem formato de talk show, com intervenções da platéia durante 2 horas. Já passaram pelo WorkChopp Sérgio Gordilho (presidente da Agência África), Sérgio Valente (presidente da DM9DDB), Roberto Duailibi (presidente da agência DPZ) e Duda Mendonça.
30 Segundos Bar
Inspirado no universo da publicidade e propaganda, o 30 Segundos Bar expõe comerciais premiados nos seus vinte monitores de LCD, que também exibem vídeos e vinhetas exclusivas. A casa noturna, com capacidade para 400 pessoas, tem como um dos seus pontos fortes a música. De terça a sábado, bandas de pop rock criteriosamente selecionadas animam a pista de dança e, nos intervalos das apresentações, o público (da faixa etária dos 30 anos) se diverte com o som eletrônico dos DJ's convidados.